“É possível que novas variações do coronavírus estejam circulando em solo capixaba”, diz secretário

Para Nésio Fernandes, as novas variantes seriam as responsáveis pelo comportamento da segunda expansão da pandemia no Espírito Santo.

“É possível que novas variações do coronavírus estejam circulando em solo capixaba”, diz secretário
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou na tarde desta segunda-feira (11), durante entrevista coletiva à imprensa, que as novas variantes do coronavírus já podem estar circulando no Espírito Santo.  As novas variantes seriam resultados de mutações do vírus e podem ser mais agressivas, do ponto de vista da transmissão.  Elas já foram identificadas em países como o Reino Unido e a África do Sul.

"Eu, particularmente, acredito que é possível sim que novas variações do vírus estejam presentes já em solo capixaba e que elas sejam responsáveis pelo comportamento da segunda expansão da doença nos territórios que tiveram uma primeira onda muito bem caracterizada e definida. Nós reconhecemos que sim, que é possível que novas variações do vírus estejam circulando em solo capixaba e isso deve se confirmar ao longo do ano de 2021 em todo o território nacional”, afirmou Nésio.

O secretário prevê um aumento do número de casos confirmados de Covid-19 e de internações a partir da segunda quinzena deste mês janeiro, como consequência das aglomerações registradas nas festas de fim de ano. "Na segunda quinzena de janeiro é possível sim ter um aumento da pressão assistencial e de óbitos. Estamos nos preparando para isso. Durante a primeira quinzena de janeiro não foi observado um aumento da pressão assistencial, e sim um desenho de uma estabilização em um patamar alto de casos de internações e óbitos de pessoa atingidas por Covid-19”.

A meta, segundo o secretário, é que a rede de saúde pública capixaba tenha 900 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até fevereiro para atender as demandas da pandemia.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA