Divulgado cronograma de recolhimento de entulhos para 2020

Quem não seguir o cronograma pode pagar multa de R$ 234,75.

Divulgado cronograma de recolhimento de entulhos para 2020
A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, divulgou o cronograma para o recolhimento de resíduos da construção civil (RCC), que será executado de janeiro a junho de 2020. A orientação é que os moradores depositem o entulho somente no dia anterior à data programada para a coleta a fim de que não haja acúmulo de inertes. O cronograma está disponível no site: http://www.linhares.es.gov.br

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi, a execução do cronograma contribui para uma cidade mais limpa, evitando o acúmulo de água, que pode favorecer os criadouros de insetos, como o a Aedes aegypti, e provocar o entupi- mento de bueiros e das galerias de águas pluviais, principalmente nos dias de chuva. 

"O material deve ser acondicionado em local adequado e é expressamente proibido que o descarte seja fei- to em calçadas e terrenos baldios. A medida, de depositar os inertes apenas no dia anterior à data de coleta, contribui para uma cidade mais limpa e evita o risco de possíveis criadouros de insetos, além de inundações no período chuvoso”, destaca Bianchi.

Multa 

A destinação de grandes volumes de entulho/inertes é de responsabilidade do gerador. E os moradores que não colaborarem e descumprirem o cronograma serão notificados e multados de acordo com o Código de Obras e Postura do Município, conforme o disposto no Artigo 33 da Lei Complementar nº 2.613/2006. 

O valor da multa é de R$ 234,75, e caso não seja pago, o valor será inserido na dívida ativa do contribuinte. Entulhos são os resíduos provenientes de construções, reformas, jardinagem, mobiliário inservível, dentre outros.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA