Diocese de Colatina suspende missas e celebrações presenciais até 18 de abril

Medida vale para todas as igrejas, incluindo as matrizes. Templos poderão ser abertos para orações pessoais.

Diocese de Colatina suspende missas e celebrações presenciais até 18 de abril
A Diocese de Colatina, por meio de comunicado divulgado em seu site e assinado pelo seu administrador, padre Antonio Wilson Almança, anunciou a suspensão das missas e celebrações presenciais em todas as igrejas, incluindo as matrizes, até o dia 18 de abril. A decisão, segundo o comunicado, foi tomada em comunhão com as demais dioceses capixabas e também com o apoio do Colégio dos Consultores.

Conforme o anúncio, as igrejas matrizes poderão ser mantidas abertas para orações pessoais. Já as comunidades menores devem definir um horário fixo para tal finalidade. As secretarias paroquiais seguem com expediente normal, redobrando os cuidados higiênicos e de distanciamento.

Confira, a seguir, o comunicado feito pela Diocese de Colatina:

"Prezados Irmãos, A Paz do Cristo Ressuscitado!

Com o agravamento da Pandemia da Covid-19 no Estado do Espírito Santo, a Diocese de Colatina decidiu suspender as Missas e Celebrações da Palavra presenciais. A decisão foi tomada em comunhão com as demais dioceses capixabas e também com o apoio do Colégio dos Consultores.

Neste momento em que nos aproximamos das 8 mil mortes em nosso Estado, a preocupação da Igreja deve ser, acima de tudo, preservar a vida humana! Para isso, convidamos nossos fiéis a ficarem e casa e, na alegria dos seus lares, acompanhar a programação de sua comunidade de fé. Desta forma:

Estão suspensas Missas, Celebrações da Palavra e Sacramentos em todas as igrejas, inclusive nas matrizes.

As igrejas matrizes poderão ser mantidas abertas para orações pessoais. Já as comunidades menores devem definir um horário fixo para isso. Atenção para o risco de aglomeração. Mantenham a organização e disponibilizem álcool a 70% para todos.

As secretarias paroquiais seguem com expediente normal, redobrando os cuidados higiênicos e de distanciamento. Orientar os fiéis a evitarem ir até a secretaria paroquial, buscando fazer sua solicitação pelo telefone. Caso precise comparecer presencialmente, que seja com horário marcado.

Os atendimentos com os padres só poderão acontecer com horário marcado.

As transmissões das missas pelas mídias digitais, bem como as reuniões por videoconferência devem permanecer e ser incentivadas em todas as comunidades.

Essas orientações passam a valer a partir de hoje (5 de abril) e estarão em vigor até o dia 18 de abril. Contamos com o apoio de todos.

Em comunhão fraterna, Padre Antonio Wilson Almança, Administrador da Diocese de Colatina”.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA