Dia D de vacinação contra polio e sarampo acontece sábado (18) nas unidades de saúde de Linhares

A vacinação, que é voltada para crianças de 01 até menores de 5 anos de idade, será realizada nas Unidades de Saúde.

Dia D de vacinação contra polio e sarampo acontece sábado (18) nas unidades de saúde de Linhares
O dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo será realizado neste sábado dia 18.  A vacinação acontece nas Unidades de Saúde (US) das 8h às 17h. O público-alvo são crianças de 01 até menores de 5 anos de idade. O município possui 9.800 crianças que devem ser imunizadas. A meta é vacinar 95% até dia 31 de agosto. Até o momento já foram vacinados 30% das crianças. É indispensável que os papais e mamães levem o cartão de vacinação da criança para avaliação.

A coordenadora Imunização da Prefeitura de Linhares, Ana Alves de Oliveira, frisou a importância da campanha. "Temos observado um movimento antivacina, o que faz com que os pais se recusem a vacinar seus filhos. Este é um alerta muito importante. Já estão sendo registrados casos de sarampo confirmados em estados do norte do Brasil e a vacina é fundamental para imunizar as crianças e prevenir as doenças". A vacina só faz bem para as crianças", reforçou.

Ana ainda faz um apelo aos pais. "Neste momento de campanha a prioridade de vacinação é para as crianças. Precisamos atingir nossa meta de vacinação das crianças e assim imunizar-las contras estas doenças. Orientamos aos pais que levam seus filhos para vacinar", reforça. 

Sarampo
O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os países do continente europeu e africano registraram o maior número de casos da doença.

Poliomielite
A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA