Dengue: número pode aumentar no período chuvoso e 288 casos confirmados em três meses

Linhares tem 666 notificações para a dengue entre os meses de janeiro e março deste ano, e deste total, 288 casos foram confirmados para a doença

Dengue: número pode aumentar no período chuvoso e 288 casos confirmados em três meses
Linhares tem 666 notificações para a dengue entre os meses de janeiro e março deste ano. Deste total, 288 casos foram confirmados para a doença, com 234 casos descartados e 144 em investigação. Mesmo na pandemia, os agentes de endemias atuam diariamente em todos os bairros do município, por meio de visitas domiciliares.

"Nas últimas semanas a análise epidemiológica tem registrado um aumento considerável no número de casos confirmados da dengue. Temos que aumentar os cuidados porque o vírus está circulando no Município”, diz o Assessor Técnico da Vigilância Ambiental de Linhares. Sérgio Lubiana.

Os bairros com o maior número de casos confirmados são: Interlagos com 129; Novo Horizonte com 85; Santa Cruz com 39, e Palmital com 30.  "O forte calor misturado com essa incidência de chuvas é condição favorável para aumentar a proliferação do mosquito transmissor. Então, neste momento devemos redobrar o alerta contra a dengue com a eliminação dos focos e criadouros do mosquito transmissor da doença”, afirma Sérgio.

O alerta fica também para os bairros Movelar, Planalto e Canivete onde no mês de março os focos do mosquito Aedes aegypti aumentaram com uma aceleração muito rápida. "Estamos em alerta para estes bairros, e pedimos aos moradores que residem nestes núcleos que reforcem os cuidados, principalmente na limpeza de seus quintais”, pontua Sérgio. 

Ele explica, no entanto, que este aumento de  casos coloca, hoje, Linhares no cenário moderado da dengue. "O cuidado deve acontecer agora, temos que nos mobilizar para que o problema não evolua nos próximos meses”, afirma.

90% dos criadouros estão nos quintais

De acordo com a Vigilância Ambiental, 90% dos criadouros do mosquito transmissor da doença estão nos quintais e ambientes internos das residências linharenses. "Esta é uma informação que repetimos sempre, como forma de alerta para que a comunidade nos ajude, eliminando os focos que se concentram em recipientes que acumulam água parada”, ressalta Sérgio.

Sérgio diz que, com o advento da pandemia da Covid-19, a Secretaria vem orientando à população para que reforcem a remoção dos criadouros nas residências. 

"Não existem fórmulas mágicas para acabar com a dengue. A eliminação dos criadouros nos ambientes internos e externos dos domicílios é fundamental para que não tenhamos nova epidemia da doença nos próximos meses”, salienta.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA