Covid-19: vacinação para idosos acima de 60 anos começa nas unidades do interior de Linhares

Para se vacinar, é preciso apresentar o Cartão de Vacina, o cartão do SUS ou CPF. O uso de máscara é obrigatório.

Covid-19: vacinação para idosos acima de 60 anos começa nas unidades do interior de Linhares
A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira (19) a aplicação da primeira dose contra a Covid-19 em idosos acima de 60 anos que residem no interior do Município. 

A vacinação ocorre de acordo com o horário de funcionamento das respectivas salas de vacinação das Unidades de Saúde. Além disto, há o agendamento realizado pelos agentes de saúde das Unidades do território onde o idoso reside, e os acamados são imunizados em domicílio. A ação segue o Plano Nacional de Imunização e respeita a ordem estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Para se vacinar, é preciso apresentar o Cartão de Vacina, o cartão do SUS ou CPF. O uso de máscara é obrigatório. Até o momento, Linhares já vacinou mais de 26 mil pessoas com a primeira e a segunda dose contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que não é possível estabelecer programação de médio e longo prazo para vacinação. A prerrogativa de comprar e distribuir vacinas no Brasil é do Ministério da Saúde, seguindo o Plano Nacional de Imunização. O Município faz a distribuição conforme o recebimento dos imunizantes.

Vacinas
O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada com 12 semanas de intervalo. Para a CoronaVac, o prazo é de duas a quatro semanas, sendo que a recomendação no Estado é que seja em 28 dias.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA