Corpos são trocados em hospital de São Mateus e ex-vereador é enterrado no lugar de mulher

Este é o segundo caso de troca de corpos em uma semana no Estado. Secretaria da Saúde admite erros

Corpos são trocados em hospital de São Mateus e ex-vereador é enterrado no lugar de mulher
Além de sofrer com a morte de um parente, duas famílias do Norte do Estado passaram pelo desespero de ter os corpos trocados pelo hospital na hora de fazer o enterro. Um dos corpos era do ex-vereador e ex-secretário de Saúde de Nova Venécia, Marcos Lima Jácome, que já estava até enterrado e precisou ser exumado. 

Os corpos foram trocados pelo Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS). O outro é de Rosicléia Moreira dos Santos Oliveira, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que admitiu o erro. 

Marcos Jácome deu entrada no hospital na noite do último sábado (27) com suspeita de pneumonia. Em um teste rápido de coronavírus feito na unidade, o diagnóstico foi negativo. No entanto, foi colhido sangue e enviado para análise, ainda não divulgado.

Na manhã desta segunda-feira (29), após dois dias de internação, o ex-vereador faleceu.Já Rosicléia Moreira morreu horas antes, no domingo (28), e a causa não foi divulgada pela Sesa.

As famílias foram acionadas pelo hospital e os preparativos para a liberação para os enterros começaram. No entanto, como protocolo de segurança por causa do novo coronavírus, não há contato da família com o corpo e a orientação é de que não haja velório ou seja feito o mais breve possível.

O corpo de Marcos acabou sendo entregue para a família de Rosicléia e levado para uma fazenda em um distrito do município de Boa Esperança, onde foi sepultado pelos familiares dela.

A troca só foi confirmada após o enterro de Rosicléia, quando os parentes de Marcos teriam sido alertados pela funerária de que o corpo liberado pelo hospital para ser enterrado na verdade era o de uma mulher.

Acionado, o próprio hospital teria verificado o erro e informado qual família teria recebido o corpo do ex-vereador. Mesmo em choque, um irmão e um dos filhos de Marcos Jácome foram até o distrito em Boa Esperança e fizeram a exumação do corpo, quando confirmaram o erro. O corpo foi levado de volta para Nova Venécia.
 
Fonte: Tribuna Online





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA