Coronavírus: Linhares registra 42% de taxa de isolamento social e está abaixo da ideal que é de 70%

Vale lembrar que o índice de isolamento será levado em consideração na elaboração da nova matriz de risco do Estado, que passa a valer a partir do próximo domingo (24)

Coronavírus: Linhares registra 42% de taxa de isolamento social e está abaixo da ideal que é de 70%
De acordo com o novo painel de isolamento lançado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (21), Linhares vêm registrando uma média de 42% na taxa de isolamento social em todo o Espírito Santo. No último dado divulgado pelo painel nesta quarta-feira (20), 42,87% da população da cidade permaneceu em casa, sendo que o recomendado é que essa taxa seja de aproximadamente 70%. 

Os dados têm como base as informações repassadas ao Governo do Estado pelas operadoras de telefonia móvel, que realiza o monitoramento diariamente. O índice de isolamento será levado em consideração na elaboração da nova matriz de risco do Estado, que passa a valer a partir do próximo domingo (24). Dentro do cálculo que será feito para se estabelecer o nível de risco de cada município, a taxa de isolamento terá peso de 20%.

O levantamento diário aponta que durante os finais de semana este índice aumenta. O último domingo (17) apontou um percentual de 53,91%, que configurou como o melhor registro de isolamento do Município ao longo deste mês. Em geral, os números continuam bem abaixo do índice mínimo recomendado pelas autoridades da saúde para diminuir o contágio, que é 70%.

Nesta quinta-feira (21), Linhares confirmou a segunda morte por COVID-19. Trata-se de um senhor, de 80 anos, que possuía comorbidade. Linhares já contabiliza 93 casos confirmados da doença segundo o último boletim da secretaria municipal de Saúde. Desde total, 72 estão clinicamente curados, 12 em isolamento domiciliar e sete internados em hospital.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que a taxa é um número um tanto quanto preocupante. "É esse número que pode fazer com que, caso a gente não tome algumas atitudes, fazer com que a velocidade de incidência do vírus aumento no nosso Município, comprometendo as nossas estruturas de saúde e as medidas restritivas adotadas desde o início em que registramos o primeiro paciente infetctado no dia 13 de março. Se nosso índice de isolamento social não se adequar, poderemos passar por dificuldades. É preciso consciência de cada morador, de cada cidadão”, acrescentou Guerino.

Segundo o secretário de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meireles, Linhares está entre os municípios capixabas com as menores taxas de isolamento. "É um número não muito animador, abaixo de 50%, entre os menores índices do Espírito Santo. A gente pede, mais uma vez, nesse momento de ascendência da curva que a população fique em casa e mantenha o isolamento social, não fique pelas ruas e se proteja para que a gente possa vencer essa pandemia”, reforçou. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA