Coronavac: idosos com mais de 75 anos recebem segunda dose em Linhares

Os idosos acima desta idade devem se dirigir a uma das unidades de saúde da sede e interior do Município munidos da carteira de vacinação, o cartão do SUS ou CPF

Coronavac: idosos com mais de 75 anos recebem segunda dose em Linhares
A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal da Saúde de Linhares, dá continuidade nesta segunda-feira (19) a aplicação da segunda dose da vacina para idosos acima dos 75 anos que foram vacinados com o imunizante Coronavac produzido pelo laboratório Sinovac com o Instituto Butantan.

Os idosos que integram esta faixa etária podem se dirigir até uma das unidades de saúde, da sede e do interior do Município. É necessário apresentar a carteira de vacinação, o cartão do SUS ou CPF. Os idosos deverão atentar para o intervalo entre a primeira e a segunda dose, que deve ser de no mínimo 21 dias e no máximo 28 dias para a segunda aplicação.

"O importante é que a segunda dose seja aplicada dentro do prazo recomendado pelo laboratório fabricante de cada vacina", esclarece o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

A diretora da Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos, destacou que a segunda dose vai reforçar a importância do registro do vacinado nos sistemas de controle. "A partir da aplicação da segunda dose as pessoas do grupo de risco estarão mais protegidas contra a Covid-19. Por isso é muito importante que tenhamos todos os dados dessas pessoas. Estamos acompanhando de perto para encerrar os grupos elencados como prioritários e seguir ampliando a imunização para mais pessoas", disse.

Orientações para a segunda dose

Para tomar a nova dose é necessário que os familiares dos idosos incluídos nesta etapa os levem ao mesmo local, de preferência onde receberam a primeira.

No dia, o idoso deve apresentar a carteira de vacinação, o cartão do SUS ou CPF.. Os idosos acamados receberão a segunda dose nas suas residências dentro do prazo estabelecido para a segunda aplicação, que é entre 21 e 28 dias a contar da primeira dose.

Oxford/Astrazeneca

Idosos que que tenham sido imunizados com a primeira dose da vacina produzida pelo laboratório de Orford/Fiocruz, a Astrazeneca, devem aguardar a divulgação do cronograma. O prazo para aplicação da segunda dose dessa vacina é 90 dias após a primeira aplicação.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA