Comunidade escolar se une e revitaliza CEIM Ilidia Rosa de Almeida dos Santos

Unidade ganhou melhorias na infraestrutura e também nova pintura, brinquedos, playground, acessibilidade e mini horta. CEIM atende 300 crianças no bairro Interlagos.

Comunidade escolar se une e revitaliza CEIM Ilidia Rosa de Almeida dos Santos
Embora a pandemia de coronavírus tenha causado diversos impactos à sociedade, dentre os quais a interrupção das aulas presenciais nas escolas, a crise também fez com que muitos projetos saíssem do papel, graças à mobilização de comunidades, lideranças e voluntários. Um exemplo foi a revitalização do CEIM Ilidia Rosa de Almeida dos Santos, localizado no bairro Interlagos, em Linhares, que está de "cara” nova para receber as crianças, quando o retorno às aulas for possível.

Segundo a diretora do CEIM, Flávia Loureiro M. Giuberti, a unidade ganhou melhorias na infraestrutura e também nova pintura, brinquedos, playground, acessibilidade e até uma mini horta (veja a lista das melhorias realizadas no quadro desta reportagem). O projeto foi executado no decorrer do ano, seguindo à risca as medidas de prevenção ao coronavírus, e contando com o envolvimento de toda a comunidade escolar.  

"O projeto teve início em fevereiro através do levantamento das necessidades, com um plano de gestão em conjunto com o conselho de escola nas deliberações das ações a serem realizadas ao decorrer do ano. A finalização será até final deste mês de novembro, mas terá continuidade em 2021 com novas possibilidades a serem repensadas. Toda equipe escolar foi envolvida, pais de alunos e voluntários, numa ação humanística e cheia de calor humano em ações de cuidado e preservação do ambiente escolar, mesmo em tempos de pandemia”, conta a diretora.   

Novas interações e aprendizagens

O CEIM Ilidia Rosa de Almeida dos Santos atende 300 crianças. A expectativa é que a revitalização alegre a rotina dos estudantes e cause impactos positivos na aprendizagem e no desenvolvimento dos pequenos.

"Com certeza as crianças e todos envolvidos irão adorar o resultado da revitalização. Aliás, nas entregas das atividades e jogos pedagógicos, recebemos as crianças e seus pais que já sinalizaram a positividade no olhar e, principalmente, na vontade de que essa pandemia termine para que eles possam usufruir do espaço de brincadeira e aprendizagem, que está sendo preparado com muito empenho para eles(as), proporcionando  assim novas interações e aprendizagens. A comunidade escolar e funcionários já demonstram entusiasmo em sentir um ambiente acolhedor e isso nos incentiva a buscar cada vez mais avançar nos objetivos relacionados ao desenvolvimento do nosso CEIM”, diz Flávia Giuberti.

Além de todas as melhorias na infraestrutura, a escola também ganhou uma pequena horta e um jardim revitalizado. "A natureza sempre é uma ótima aliada para garantir um ambiente tranquilo e receptivo, despertando assim o incentivo e cuidado com o meio ambiente. Por isso, revitalizamos o jardim na frente do CEIM, com apoio de pais, e também montamos uma pequena hortinha e já colhemos os frutos do que plantamos. É gratificante sentir que podemos realizar mudanças em conjunto com as famílias, comunidades escolar e parceiros”, conclui a diretora.

Melhorias realizadas no CEIM Ilidia Rosa de Almeida

- Ampliação do espaço do brincar no parquinho de areia, com novos brinquedos produzidos com pneus reciclados e reutilizados;
- Instalação de um playground para atender as crianças de 1 a 3 anos em um espaço específico e colorido para elas;
- Pinturas artísticas nos muros e arredores da escola, tornando o espaço mais alegre e acolhedor;
- Ilustração do chão do pátio externo, com imagem pedagógicas e que incentivam a imaginação e criatividade das crianças;
 - Reforma do espaço de banho das turmas do berçário, que recebeu toda infraestrutra em mármore, evitando assim infiltrações futuras;
- As salas das turmas do berçário receberam pintura interna;
- Construção de rampas de acesso às áreas de parquinho, bem como a acessibilidade na entrada da escola com uma rampa sinalizada, promovendo assim a inclusão;
- Reforma da calçada em frente ao CEIM;
- Reforma e pintura do barquinho de madeira, que atende crianças maiores;
- Organização do acervo de literatura infantil, com decoração do ambiente, incentivando assim o gosto pela leitura;
- Aquisição de um bebedouro acessível, atendendo assim crianças da Educação Especial;
- Cultivo de uma mini horta e revitalização do jardim.   
 
Fonte: Correio do Estado 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA