Com novo decreto do governo do ES, salões de beleza podem voltar a funcionar

Medida foi publicada na sexta-feira (3). Os setores de serviço e indústria podem funcionar normalmente.

Com novo decreto do governo do ES, salões de beleza podem voltar a funcionar
O governo do Espírito Santo voltou a autorizar a abertura de categorias de estabelecimentos comerciais no estado, como salões de beleza e espaços de estética. O decreto foi publicado na sexta-feira (3) e, com ele, indústrias e serviços passam a funcionar normalmente.

As medidas de restrição no funcionamento de comércios e serviços foram tomadas como medida de prevenção a pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.

Além dos setores de serviço e industrial, um decreto na quinta-feira (2) autorizou a abertura de materiais de construção, serviços automotivos e lojas de chocolate. Os serviços de retirada e entrega por delivery não foram afetados pelo decreto.

Veja como fica o funcionamento dos estabelecimentos:

Funcionam sem restrição
Prestadores de serviço e indústrias; farmácias, comércio atacadista; distribuidoras de gás de conzinha e água; supermercados; lojas de produtos alimentícios; lojas de cuidados animais e insumos agrícolas; postos de combustíveis; lojas de conveniência; borracharias; oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas; estabelecimento de venda de materiais hospitalares; casas lotéricas; e restaurantes às margens das rodovias estaduais.

Funcionam até 16 horas
Lojas de venda de material de construção; lojas de venda de peças automotivas; lojas de veículos automotores; restaurantes em áreas urbanas.

Não Funcionam
Estabelecimentos comerciais; escolas, universidades e faculdades; centros comerciais e shoppings; agências bancárias; concessionárias prestadoras de serviços públicos; cinemas, teatros e museus; boates e casas de shows; espaços culturais e afins; eventos e atividades com presença de público; academias de esportes e parques públicos.

Lojas de chocolate e construção

No caso dos estabelecimentos de materiais de construção e serviços automotivos, o horário de funcionamento será de 10h às 16h, para que o sistema de transporte coletivo não fique sobrecarregado em horários de pico.

As lojas de chocolate também estão autorizadas a abrir, exceto as que funcionam dentro de shoppings. O governador frisou, no entanto, que todos esses estabelecimentos que voltarão a abrir as portas nesta segunda deverão seguir um rigoroso protocolo de funcionamento, adotando medidas que evitem aglomerações.

Casagrande também anunciou que os restaurantes que funcionam às margens das rodovias estaduais também estão autorizados a funcionar a qualquer hora desde que estejam fora das áreas urbanas.

O governador também disse que chegou a um acordo com as empresas do setor de Construção Civil do estado para que o horário de trabalho dos funcionários seja alterado.
 
Fonte: G1/ES.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA