Cefil oferece fisioterapia respiratória para auxiliar na recuperação de pacientes pós Covid-19

O serviço é oferecido gratuitamente na Cefil – Centro de Fisioterapia de Linhares -, órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde.

Cefil oferece fisioterapia respiratória para auxiliar na recuperação de pacientes pós Covid-19
A Covid-19 afeta as funções cardiorrespiratória e músculo-esquelético dos pacientes prejudicando a qualidade de vida dessas pessoas. Neste sentido, o Centro de Fisioterapia de Linhares (Cefil), órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, oferece atendimentos gratuitos a pacientes pós Covid-19 referenciados no sistema de saúde do Município. O Cefil funciona na Rua da Conceição, ao lado da Unidade de Saúde do bairro Centro, próximo à Praça 22 de Agosto.

"A reabilitação cardiorrespiratória e músculo-esquelética prevê uma série de exercícios específicos, a fim de melhorar a condição respiratória e a muscular, reduzindo o cansaço físico e a falta de ar como conseqüência o retorno as suas atividades laborais”, explicou o diretor Centro de Fisioterapia de Linhares (Cefil), Sebastião Souza Sodré Júnior.

Os pacientes são referenciados pela Unidade Sentinela da Prefeitura de Linhares e pelo Hospital Geral de Linhares (HGL), após serem avaliados por médicos quando recebem alta da internação da Enfermaria Covid ou da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do HGL. Havendo a necessidade das sessões de fisioterapia, ele recebe o encaminhamento.

As sessões de fisioterapia são feitas até três vezes por semana, sendo que o protocolo completo de reabilitação respiratória pode durar até oito semanas, com reavaliação contínua da condição clínica dos pacientes. Desde que começaram os atendimentos no local, mais de 60 pacientes já foram atendidos, totalizando cerca de 350 sessões, uma média de seis sessões por paciente.

"Na avaliação presencial, investigamos a função e a força respiratória, a capacidade física, a falta de ar e a fadiga, além das atividades de vida diária. Na reabilitação, são realizados exercícios específicos para a função respiratória, exercícios para melhora do condicionamento físico e força muscular”, destaca Sebastião.

Ele explica que independente da gravidade da infecção, desde assintomática até os graus mais graves, são inúmeros os relatos de comprometimento de um ou mais órgãos dos pacientes, sendo o pulmão um dos mais acometidos, com relatos como falta de ar e cansaço, que segundo Sebastião, são muito freqüentes.

"Para minimizar as sequelas e auxiliar na reabilitação dos recuperados, a fisioterapia respiratória tem papel essencial na prevenção e no tratamento de disfunções causadas pela Covid-19. A partir da orientação profissional, as técnicas e exercícios respiratórios podem propiciar vários benefícios à função pulmonar, entre eles o fortalecimento dos músculos respiratórios, o aumento da resistência e da tolerância ao exercício, a redução da sensação de falta de ar, assim como a diminuição da ansiedade e do estresse”, detalha.

De acordo com diretor da Cefil, a busca por um profissional da área é fundamental para auxiliar em todo o processo. "Cada pessoa tem suas particularidades especiais, portanto o treino deve respeitar essas particularidades. A seleção de exercícios deve ser realizada de forma individualizada, levando em conta comorbidades e sequelas que cada indivíduo apresenta”, pontua o fisioterapeuta.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA