Casos de varizes aumentam 30% durante o verão

Calor provoca aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos, processo que pode deixar as veias mais aparentes e sensíveis.

Casos de varizes aumentam 30% durante o verão
Durante a estação mais quente do ano, é comum ouvir pessoas reclamando de dor e inchaço nas pernas. E em diversos casos, estes incômodos estão associados ao surgimento de varizes. A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) estima que, no verão, o número de queixas relacionadas ao problema – que também pode acometer os pés – aumenta de 20% a 30%. O cirurgião vascular e angiologista Gustavo Coffler, que atua em Linhares, explica que o calor promove uma vasodilatação, ou seja, um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos, processo que pode deixar as veias mais aparentes e sensíveis à dor. 

"No verão, muitos pacientes reclamam que as pernas incham mais e o desconforto é maior. Neste período também é comum a descoberta de novos casos de varizes, em especial em quem tem histórico familiar”, afirma o médico. Embora os consultó rios recebam mais queixas por parte das mulheres, as varizes também podem surgir nos homens. "Eles demoram mais em nos procurar, chegando muitas vezes com estágio mais avançado do problema”, alerta o angiologista. 

Dependendo da situação, podem ocorrer casos de flebite, que é a inflamação das veias, e até mesmo de trombose. Tratamento Para resolver o problema e aliviar os sintomas, é necessário buscar a orientação médica e evitar a automedicação. "O tratamento pode variar bastante, desde atividades físicas, uso de meias elásticas e alguns medicamentos, até aplicações de agentes esclerosantes ou cirurgia”, revela Coffler. Já os chamados vasi nhos são tratados exclusivamente com aplicações de esclerosantes. 

"Porém, eles podem estar associados a varizes nutridoras (mais calibrosas), que também necessitam de tratamento, que pode ser realizado tanto com aplicações ou com microcirurgia. Cabe ao angiologista definir o melhor tratamento para o cada paciente”, salienta o médico. Ele ainda sugere o repouso com as pernas elevadas, a prática de atividade física e o uso de meias elásticas para aliviar e prevenir dores, inchaços e queimações nos membros inferiores. "É importante também evitar a exposição ao sol e escolher ambientes mais frescos”, reforça o especialista.

Dicas úteis para evitar varizes: 

• Evitar ganhos exacerbados de peso; 
• Não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado; 
• Não usar cintas abdominais apertadas; 
• Realizar caminhadas e/ou exercícios físicos com supervisão médica; 
• Não fumar; 
• Utilizar sistematicamente meias elásticas, principalmente durante a gravidez; 
• Consultar regularmente o angiologista/cirurgião vascular. 
Fonte: SBACV




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA