Câncer de Boca: campanha realiza atendimentos gratuitos nesta sexta (9) em faculdade particular

Ainda durante toda a semana as Unidades de Saúde do município estão reforçando os atendimentos em saúde bucal.

Câncer de Boca: campanha realiza atendimentos gratuitos nesta sexta (9) em faculdade particular
Em todo país acontece neste início de novembro a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal e para chamar atenção da população sobre o tema a Prefeitura de Linhares, por meio da  secretaria Municipal de Saúde, junto com a  Faculdade Pitágoras, realiza nesta sexta-feira, dia 08,  na Clínica odontológica da faculdade, a 13ª Campanha de Prevenção do Câncer de Boca e Orofaringe. Ainda durante toda a semana as Unidades de Saúde do município estão reforçando os atendimentos em saúde bucal.

"Este é uma semana onde reforçamos junto à população, ações preventivas, avaliações bucais e debatemos políticas públicas sobre o tema. As unidades e as equipes de saúde bucal do município estão realizando ações de orientação e ainda avaliação bucal no intuito da prevenção, do rastreamento e detecção do câncer de boca e ainda, caso necessário, tratamento”, frisou o diretor de Saúde Bucal, Itamar Teixeira.

Durante a ação desta sexta (08) serão oferecidos diversos serviços gratuitos, como, avaliação odontológica e exame bucal; avaliação fonoaudiológica; realização de exames e biópsias quando necessárias; palestras de prevenção e promoção de saúde bucal; distribuição de kits de higiene bucal e protetor solar labial e encaminhamento da população para tratamento.

A ação conta ainda com a Unidade Móvel de Saúde da prefeitura e com a equipe do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde – NAPS, com a realização de exames de HIV, Hepatites Virais B e C e Sífilis, Programa do Tabagismo e Tuberculose, orientação nutricional e avaliação e Índice de Massa Corporal da população.

Saúde Bucal em Linhares

A Direção de Saúde Bucal, da secretaria municipal de Saúde, criou e ampliou mecanismos de acesso da população aos serviços de saúde bucal. "Linhares tem muito a comemorar com os resultados obtidos com a implantação do programa de prevenção e detecção precoce ao câncer de boca e a criação de outras políticas de saúde bucal adotadas pelo município”, destacou Itamar.

Como receber atendimento?
O atendimento bucal começa na Atenção Básica e é realizado pelas equipes de Saúde Bucal, que integram as equipes da estratégia Saúde da Família. O primeiro passo a ser dado por quem precisa de atendimento bucal é buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

Saiba mais

O câncer de boca e de orofaringe está mais presente entre os homens e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade de 35 a 50 anos. A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.

Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. Álcool, fumo e HPV oral são três fatores de risco importantes para o desenvolvimento do câncer de boca e de orofaringe.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA