Campanha de vacinação contra o sarampo imuniza adultos de 30 a 49 anos em Linhares

Jovens de 20 a 29 anos de idade também buscar atendimento nas unidades de saúde, já que esta faixa etária ficou abaixo da meta ideal preconizada pelo Ministério da Saúde

Campanha de vacinação contra o sarampo imuniza adultos de 30 a 49 anos em Linhares
Teve início nesta quinta-feira (16) mais uma etapa da campanha nacional de vacinação contra sarampo. A dose da tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, está sendo ofertada em todas as unidades de saúde de Linhares que possuem salas de vacinação. A campanha é destinada a jovens de 30 a 49 anos e visa colocar em dia os cartões de vacinação que estão desatualizados. 

Os jovens de 20 a 29, que ainda não se vacinaram, devem procurar a unidade de saúde mais próxima, já que a meta desta faixa etária ficou abaixo da preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. A campanha segue até o dia 31 de agosto. A vacina é aplicada de acordo com a rotina de cada sala de vacinação, por isto, a orientação é que o usuário busque informações sobre os horários de funcionamento das mesmas.

De acordo com a diretora de Imunização da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos, a vacinação é a forma mais eficaz e segura de proteção contra o sarampo. "É fundamental que os jovens da faixa etária desta fase da campanha tomem a vacina e estejam imunizados contra essas doenças. Juntos, nós não vamos permitir a reintrodução dessas doenças em nossa cidade”, declarou.

A primeira etapa da campanha imunizou crianças de 1 a 5 anos incompletos.

A doença
O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda (manchas na pele), altamente transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações e levar ao óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA