Audiência pública sobre bem-estar e proteção de animais em Linhares será nesta segunda (22)

A audiência será às 18h30, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e tem o apoio da Aipa.

Audiência pública sobre bem-estar e proteção de animais em Linhares será nesta segunda (22)
Visando garantir o equilíbrio ambiental com ações integradas de controle populacional dos animais, assistência de animais, guarda responsável, evitar situações de maus tratos e atividades educativas de proteção dos animais, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e da Procuradoria Geral do Município, realizam nesta segunda-feira (22), às 18h30,  no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Audiência Pública "O bem-estar animal”. O evento tem o apoio da Aipa – Apoio Independente aos Protetores de Animais.

Além da palestra sobre bem-estar animal, a audiência pública vai discutir sobre a castração gratuita de cães e gatos em Linhares pelos seus benefícios fundamentais de controle populacional dos bichos, redução do abandono e ocorrência de doenças. Durante a audiência também será apresentado o projeto que cria a Diretoria de Proteção Municipal dos Animais de Linhares, que será vinculada a secretaria municipal de Meio Ambiente.

Com a audiência pública, a expectativa é de que as organizações não-governamentais e pessoas ligadas à causa de proteção animal participem e proponham ações para que se possa criar e consolidar politicas públicas em Linhares. "Com as contribuições iremos fortalecer o sistema de poder de polícia municipal relativo a maus tratos e abandono e elaborar e implementar instrumentos legais que atendam aos preceitos de saúde, proteção e do bem-estar animal, que está associado a segurança da comunidade”,  explica a Procuradora Geral do Município, Nádia Lorenzoni.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, o objetivo é unir Prefeitura, protetores independentes e ONGs para nortear a proteção animal na cidade e buscando ações que melhorem as condições de vida dos animais. "Andando por Linhares ainda vemos muitos animais em situação de rua, temos muitas pessoas que têm animais mas não tem condições financeiras de castrar, ou até mesmo oferecer vacinas aos bichos domésticos. Nosso objetivo é unir forças para melhorar e ampliar as ações para o bem-estar desses animais”, explica.

A voluntária do Grupo Aipa, Rosiane Torres Scandian, a Zaninha, parabeniza a iniciativa da Prefeitura em realizar a audiência pública. "Pela primeira vez percebemos a mobilização do Município em torno da causa animal. É necessária a viabilização de políticas públicas que atendam a defesa dos animais para que se defina as formas de atuação do Município na condução dessas políticas”, destaca.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA