As belezas e curiosidades da Lagoa das Palmas, a mais profunda do Brasil

O volume de água da lagoa equivale a cerca de 57 mil piscinas olímpicas e cerca de 142,5 bilhões de litros

As belezas e curiosidades da Lagoa das Palmas, a mais profunda do Brasil
Localizada no distrito de São Rafael, no interior de Linhares, a Lagoa das Palmas é uma das 69 lagoas do município. Além da bela aparência do lago, com águas em tom azulado, que chama a atenção de quem visita o lugar, a natureza que circunda as margens também tem trechos exuberantes, com matas nativas, tornando a paisagem mais harmoniosa aos olhos dos visitantes.

A beleza natural da lagoa está aliada a uma curiosidade ímpar do manancial. Pesquisas científicas feitas pelo Departamento de Oceanografia e Ecologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e a Secretaria Estadual de Agricultura (Seag) já apontaram a Lagoa das Palmas como a mais funda do país, com 50 metros de profundidade. Outra observação que vale a pena ser ressaltada dobre a Palmas, além das belezas e profundidade do lago, é que a extensão e o volume da lagoa equivalem a cerca de 57 mil piscinas olímpicas: aproximadamente142,5 bilhões de litros de água.

As informações são do professor Gilberto Fonseca Barroso, coordenador do Laboratório de Limnologia e Planejamento Ambiental da Ufes e responsável pelo projeto "Efeitos Integrados no Sistema Lacustre do Baixo Rio Doce”. Ele explica que esses estudos foram iniciados em outubro de 2018.

"Desenvolvemos pesquisas nos lagos Juparanã, Nova e Limão e nas lagoas Monsarás, Areão e Areal, como locais de estudo da Rede Rio Doce Mar. Essas pesquisas possibilitam detalhar maiores informações e avaliações sobre as mudanças climáticas na região. Os dados de temperatura ao longo da coluna d’água e, sobretudo próximo ao fundo, servem como base para avaliação do potencial aumento de temperatura em decorrência do aquecimento e/ou de secas prolongadas”, comentou.

Gilberto Barroso explicou ainda que em 2014, foi feito um trabalho de batimetria – que são levantamentos hidrográficos de profundidade ao longo de 50 mil pontos do manancial registrados no computador e feito o mapa batimétrico – que constatou que na lagoa há locais com 50 metros de profundidade. Ainda de acordo com o pesquisador, a segunda lagoa natural mais profunda do país, o lago Dom Helvécio, fica em Minas Gerais, e tem 39 metros de profundidade.

Lagoa das Palmas vira atrativo para a pesca amadora

Apesar de ficar cercada por inúmeras fazendas, a Lagoa das Palmas serve como um refúgio para os pescadores amadores que, na maioria das vezes, chegam ao local aos finais de semana, com a autorização dos proprietários rurais, para fisgar alguns peixes, aliviar o estresse e sair da rotina.

Os amigos Erison Alberto, Antônio Cláudio da Silva e Fernando Bergamini não perdem a oportunidade de, ao estarem de folga do trabalho,  deixar a cidade e partir para a Lagoa das Palmas em busca de uma boa pescaria. "Tenho o costume de ir lá de duas ou três vezes ao mês. Vou para me divertir. Tenho a consciência de que é preciso também preservar as espécies. Quando são peixes menores, a gente solta”, revelou Antônio Cláudio.

Ele contou ainda que a lagoa é povoada por diversas espécies de peixes e que, na maioria das vezes, não volta para casa de mãos vazias. "Venho sempre acompanhado de dois ou três amigos e pescamos na beira da lagoa, sem embarcar. Já fisgamos tilápias, tucunarés, carás, carás babonas, bagres e até piranha. Eu já peguei até um pintado lá nas Palmas”, revela, afirmando ainda não ser "conversa de pescador”, declarou, aos risos.

 

Fonte: Correio do Estado





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA