Apaixonados pelo trabalho são mais explorados, aponta estudo

O estudo aponta que quando um profissional é considerado mais apaixonado pelo trabalho, as pessoas acham aceitável exigir que ele trabalhe mais horas, não receba por elas, e faça tarefas que estão longe da sua função.

Apaixonados pelo trabalho são mais explorados, aponta estudo
"Escolha um trabalho que você ama, e você nunca terá que trabalhar na sua vida" é uma frase repetida por muitos que defendem que ter paixão pelo que se faz é um ponto essencial de uma carreira de sucesso. Um novo estudo de professores americanos sugere, no entanto, que o final mais comum para essa expressão é outro: ame o que faz e você provavelmen terá que trabalhar muito mais do que os outros.  

Assinado por pesquisadores da Universidade Duke e de Oregon, o estudo aponta que quando um profissional é considerado mais apaixonado pelo trabalho, as pessoas acham aceitável exigir que ele trabalhe mais horas, não receba por elas, e faça tarefas que estão longe da sua função. 

Para a pesquisa, que será publicada no "Journal of Personality and Social Psychology", os professores realizaram oito experimentos, com um total de 2.400 participantes, entre eles estudantes e gestores. Em um dos estudos, os participantes consideraram que era mais aceitável que chefes exigissem horas de trabalho não-remunerado em profissões associadas com a paixão pelo que se faz, como artistas ou assistentes sociais, do que no caso de funções como vendedores de loja ou coletores de dívidas.  

Em outro experimento, os participantes precisaram escolher qual funcionário deveria fazer uma tarefa inconveniente e fora da descrição da sua função - como deixar um evento familiar em um dia de de folga para limpar o banheiro no local de trabalho - e os profissionais considerados mais "apaixonados" foram escolhidos pelos participantes como mais adequados à tarefa. 

"É ótimo gostar do trabalho", diz Aaron Kay, coautor da pesquisa e professor da escola de negócios da Universidade Duke. "Mas há um custo em pensar que o ambiente de trabalho é um lugar onde os trabalhadores podem ir atrás da sua paixão." Segundo os pesquisadores, isso acontece pela crença de que os profissionais que demonstram amor pelo trabalho quando eles viam que eles eram explorados pelos empregadores. 
 
Fonte: Valor Econômico

Para Jay Kim, autor do estudo e doutorando da Universidade Duke, a pesquisa não defende que paixão e trabalho devem ficar sempre separadas, mas que é preciso atenção para que o discurso em torno de "amar o que se faz" não seja usado como desculpa para explorar os outros. "Há muitas evidências que profissionais apaixonados pelo trabalho se beneficiam de diversas formas. Mas não podemos deixar que a ênfase cultural em 'encontrar sua paixão no trabalho' seja cooptada pela tendência humana de legitimar ou ignorar a exploração."





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA