Adega do sul do Brasil lança vinho em homenagem ao bairro Três Barras em Linhares

No rótulo da garrafa, estão detalhes em alto relevo como o sol, a lagoa, a natureza e um barco que remetem às boas lembranças que os proprietários têm da cidade que os acolheram e moraram por alguns anos.

Adega do sul do Brasil lança vinho em homenagem ao bairro Três Barras em Linhares
No momento em que Linhares ganha um polo para o cultivo da uva, a Adega do Sul, localizada na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, considerada a capital vinícola do Brasil, lança um vinho em homenagem ao bairro Três Barras. 

No rótulo da garrafa, estão detalhes em alto relevo como o sol, a lagoa, a natureza e um barco que remetem às boas lembranças que os proprietários têm da cidade que os acolheram e moraram por alguns anos.

Simoni Noskoski de Freitas, é natural de Bento Gonçalves (RS) e veio acompanhar o esposo Marcos Devilla, de Planalto Alegre (SC), a trabalho no Espírito Santo. Por conta disto, eles moraram em Linhares durante cinco anos. 

Simoni conta que no nascimento da segunda filha teve a necessidade de abrir mão do emprego numa fábrica de móveis e, foi numa roda de amigos, tomando vinho, que veio a ideia do casal abrir a adega subterrânea montada na residência do casal, no bairro Três Barras, para consumo próprio, e começar a comercialização de vinhos oriundos do Sul do país. Daí surgiu a Adega do Sul.

"Há dois anos resolvemos voltar para Bento Gonçalves por questões familiares. Foi nesse tempo que vimos a possibilidade de criar o nosso vinho e daí surgiu o Três Barras, de uma safra antiga de 2016 que estava nas barricas da vinícola da Lidio Carraro Vinícola Boutique, nossa parceria nesse projeto que lançamos em agosto de 2020”, explicou Simoni.

A proprietária lembrou que ela e o esposo pensaram em vários nomes para colocar no rótulo, mas foi a paixão por Linhares, o  fator determinante para escolha do nome da bebida.

"Morávamos no bairro Três Barras e foi lá onde começou a história da Adega do Sul, por isso não tinha como o nosso primeiro vinho receber outro nome. No rótulo também destacamos parte das ótimas lembranças que tivemos da cidade, como a natureza, o barco e a lagoa que remetem aos passeios que fazíamos nas belas lagoas da cidade, e o sol que representam o calor humano de um lugar que nos acolheu e fizemos muitos amigos”, destacou a proprietária.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, exalta a iniciativa como um estímulo aos produtores do polo de uva de São Rafael. "Parabenizo a iniciativa da Adega do Sul e, a nossa intenção com o polo de uva é fomentar a produção de vinhos e sucos. Já está no planejamento do Programa Municipal de Fruticultura, quando o polo estiver em plena produção dos plantios, o incentivo aos produtores para agregar mais valor à produção e potencializar também o turismo na região”, disse Fiorot.

A @emporioadegadosul é um e-commerce, que compra e revende vinhos de vinícolas e todo mês tem entregas no Espírito Santo, e é claro, em Linhares. O vinho Três Barras ainda possui exemplares disponíveis.

Cultivo de uva: Polo Alto São Rafael

O Polo Alto São Rafael faz parte do Programa Municipal de Fruticultura, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares. Atualmente conta a participação de 3 produtores da região de São Judas Tadeu, que cultivam em torno 1 mil mudas de uva. A previsão de colheita é para dezembro do próximo ano, com expectativa de uma produção de 12 toneladas ano.

Além deste, foram implantados outros quatro polos. São eles: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA