630 cadeiras: pacientes de Unidades de Saúde começam a receber cadeiras de rodas e de banho

São 310 cadeiras de rodas e 320 de banho; Município investe R$ 438 mil, com recursos próprios, na compra dos dispositivos

630 cadeiras: pacientes de Unidades de Saúde começam a receber cadeiras de rodas e de banho
Um total de 630 cadeiras de rodas e de banho começaram a ser entregues pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, para pacientes que são referenciados nas unidades de saúde do Município. São 310 cadeiras de rodas e 320 cadeiras de banho. O investimento é de R$ 438 mil com recursos próprios do Município.

Ao todo, em torno de 300 pacientes receberão tanto a cadeira de rodas padrão quanto a cadeira de banho. Todos já passaram por avaliação das equipes das Unidades de Saúde do Município e estavam aguardando a liberação do equipamento.

Fernanda Fagundes de Jesus, tem 35 anos, é deficiente e na tarde desta terça-feira (6) estampou um sorriso de alegria quando viu chegar em sua residência, no bairro Santa Cruz, uma nova cadeira de rodas. Ao lado da mãe, dona Maria Helena Fagundes de Jesus, já definiu o primeiro lugar que irá com a nova cadeira: a igreja.

"Fernanda ama ir à igreja e a cadeira antiga estava quebrada. O meu sentimento é de gratidão, de agradecimento. A alegria da minha filha é também a minha. Sempre fomos muito bem acolhidas pelas equipes de saúde da Prefeitura e a expectativa pela chegada da nova cadeira era grande. Tivemos paciência, e ela veio. É como se fosse a independência de Fernanda”, disse dona Maria Helena.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon comemorou as entregas que, segundo ele, são fruto de uma administração que cuida das pessoas. "Além de ser política pública, essas entregas são consequência de escolhas que fazemos na vida. Não podemos olhar apenas para a deficiência, temos que olhar para o cidadão, para as pessoas. É mais uma conquista dos linharenses”, disse.

O secretário de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles, que acompanha junto ás equipes a entrega dos equipamentos, ressaltou a importância desta ação da Prefeitura de Linhares que tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para pacientes e familiares.

"A entrega das cadeiras de rodas e de banho garantem mais mobilidade, qualidade de vida e dignidade aos cidadãos que acessam os serviços públicos na rede de saúde de Linhares. São entregues meios auxiliares de locomoção para pacientes que já passaram pela avaliação das equipes das Unidades de Saúde e aguardavam os equipamentos”, afirmou.

Para ter acesso ao equipamento, o paciente deve seguir o fluxo do Sistema Único de Saúde (SUS): comparecer à unidade básica de saúde mais próxima de sua residência levando documentos pessoais e Cartão do SUS. "Após avaliação, a Unidade de Saúde encaminha solicitação ao Setor competente da Secretaria de Saúde, que faz o planejamento para a entrega dos equipamentos aos cidadãos”, explicou Saulo.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA