Linhares recebe 1ª etapa do Campeonato Estadual de Karatê Shotokan no domingo (29)

Evento reunirá mais de 100 atletas de Aracruz, Cariacica, Serra e Vitória, além de lutadores locais, nas categorias Infantil, Juvenil, Adulto e Master

Linhares recebe 1ª etapa do Campeonato Estadual de Karatê Shotokan no domingo (29)
No próximo domingo (29), Linhares vai sediar a primeira etapa do Campeonato Estadual de Karatê Shotokan, que reunirá mais de 100 atletas dos municípios de Aracruz, Cariacica, Serra e Vitória, além de lutadores locais, nas categorias Infantil, Juvenil, Adulto e Master.


O evento esportivo é organizado pela equipe da Japan Karate Shotorenmei - JKS Espírito Santo, com apoio da Associação de Karatê Shotokan de Linhares (Akaslin), e acontece a partir das 8h30, no ginásio poliesportivo "Leandro Silva dos Reis", bairro Interlagos. A segunda etapa do campeonato será realizada em Cariacica, com data a ser definida.


Conforme os organizadores, o campeonato é disputado nas modalidades Kata (luta contra adversário imaginário), Kata por Equipe e Shiai-kumitê (luta contra oponente real), divididas por categorias de idade e graduação (faixa). A organização da arbitragem, montagem das chaves de competição e demais normas técnicas estão cargo do presidente da JKS/ES e da Confederação Brasileira de Karatê Shotokan (CBKS), sensei Michel Cutis.


Segundo o professor e presidente da Akaslin, sensei Natalino Parteli, esse será o primeiro evento do desporto, após o início da pandemia. "Estamos trabalhando para voltarmos a ter grandes eventos, de ótimo nível técnico, como o Panamericano JKS, realizado em junho de 2017, em Vitória, e o Campeonato Brasileiro de 2018, que aconteceu em Domingos Martins”, aponta.


Proximidade

Ainda, de acordo com o sensei Natalino Parteli, a escolha do espaço que recebe a primeira etapa do campeonato capixaba é em razão da proximidade com a comunidade local, que já participa das atividades desenvolvidas pela Askalin, localizada no bairro Interlagos.


"Esse ano, decidimos realizar o evento no bairro Interlagos, visto que as aulas são realizadas em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Interlagos – que está dando total apoio para a realização do campeonato – inclusive pela carência de atividade para comunidade, principalmente para jovens e crianças. Nosso objetivo principal é proporcionar aos atletas, familiares e sociedade em geral um ambiente saudável e de aprendizado”, destaca o sensei.


As etapas do Campeonato Estadual de Karatê Shotokan servem como preparação dos atletas para o Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan – JKS Brasil, que será realizado no mês de setembro, em Santa Catarina.


Saiba mais

A JKS Brasil é uma tradicional escola de karatê, com sua origem no Japão. No país, segue o legado do lendário sensei Sadamu Uriu (falecido em 2020) – precursor do Karatê Shotokan no Brasil. O sensei Sadamu Uriu é reconhecido mundialmente pelo seu trabalho e qualidade técnica, tendo formado um grupo de professores que mantém o seu legado vivo.
 
Fonte: Correio do Estado





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA