Domingo tem o 1° Passeio Ciclístico da Rota dos Ipês em Sooretama

A Rota começa no centro da cidade e passa pelo interior, ligando a Lagoa Juparanã à Reserva Biológica de Sooretama

Domingo tem o 1° Passeio Ciclístico da Rota dos Ipês em Sooretama
Terminaram no último dia 13, as inscrições para os interessados em participar do 1º Passeio Ciclístico da Rota dos Ipês, em Sooretama. O evento acontece no próximo domingo (17). A concentração será na Praça Caio da Cunha, às 6 horas, com saída programada para às 7 horas.

A Rota tem 50 quilômetros de extensão. Ela começa no centro da cidade e passa pelo interior ligando a Lagoa Juparanã à Reserva Biológica de Sooretama. O passeio ciclístico na Rota dos Ipês têm o objetivo de fomentar boas práticas ecológicas e esportista para começarmos um movimento local, alertando para as belezas naturais, como florestas e lagoas e o desenvolvimento futuro do Eco e Agro Turismo.

O nome ipê origina-se da língua indígena tupi e significa casca dura. O mesmo também é conhecido como pau d’arco, porque, antigamente, os índios utilizavam a madeira dessas árvores para fazerem os seus arcos de caça e defesa. Ou seja, há muito tempo o ipê é utilizado como matéria-prima em razão da boa qualidade da madeira, tendo como características principais: muito densa e forte; pesada e dura, difícil de serrar; grande durabilidade mesmo quando em condições favoráveis ao apodrecimento, além da alta resistência aos parasitas e à umidade.

 Considerado uma madeira nobre, o Ipê possui um material excelente para estrutura de obras, em ambientes externos e até mesmo em detalhes decorativos. Pode ser usado também em construções de pontes, vigas, esquadrias, pisos, escadas, móveis, peças, na fabricação de instrumentos musicais, de portas e janelas, dentre muitas outras finalidades.

 

Fonte: Correio do Estado





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA