Clam oferece treinos gratuitos de luta olímpica para crianças e adolescentes em Linhares

As atividades acontecem todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 13 às 15 horas. Atualmente, cerca de 15 alunos participam dos treinos.

Clam oferece treinos gratuitos de luta olímpica para crianças e adolescentes em Linhares
A adolescente Raquele Souza, de 12 anos, é uma das alunas que sonha alto dentro do tatame do Centro Linharense de Apoio ao Menor – Clam, no bairro Planalto. No local, ela está tendo a oportunidade de participar dos treinos de uma das modalidades mais antigas dos jogos olímpicos, a Luta Olímpica.

"Eu acredito em mudar de vida por meio da luta olímpica, pois me identifico muito com a modalidade. A cada treino procuro aprender novos golpes e dar o meu melhor. Meu grande sonho é se tornar numa lutadora profissional e quem sabe representar a minha cidade e nosso país nas olimpíadas”, disse otimista a moradora do bairro Nova Esperança.

Já o aluno Breno Fernandes, de 15 anos, do bairro Planalto, destaca o clima familiar como o diferencial do projeto. "Dentro do tatame, nos tratamos como irmãos e aprendemos somente coisas boas como o respeito e amor ao próximo. Muitos dos que estão aqui hoje, poderiam estar em caminhos errados se não fosse o projeto”, afirmou.

Os treinos tiveram início há dois meses e são voltados para crianças e adolescentes com idades entre 8 e 17 anos dos bairros Planalto, Nova Esperança, Santa Cruz, Movelar e Linhares V.

As atividades acontecem todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 13 às 15 horas. Atualmente, cerca de 15 alunos participam dos treinos.

De acordo com o treinador, Aristides Rafael dos Santos Rudio, a ideia dos treinos não é formar apenas atletas, mas grandes cidadãos. "Através do esporte, crianças e adolescentes podem aprender noções importantes de convivência, respeito ao próximo e a diversidade. E os treinos de luta livre é uma ferramenta fundamental para formar pessoas de caráter, responsável, e principalmente, para afastar esses alunos do mundo do crime e das drogas”, disse o professor de educação física, Aristides Rafael dos Santos Rudio. 

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. "Os treinos também tem o objetivo de estimular a atividade física, promover inclusão social e melhorar o rendimento escolar dessas crianças e adolescentes. Além disso, a iniciativa contribui para incentivar e revelar novos talentos dessa modalidade que vem se destacando no município”, reforçou o secretário da pasta, Fabrício Lopes.

Como participar dos treinos?

Para participar dos treinos de luta olímpica no Clam, os pais ou responsáveis devem comparecer na sede da instituição e preencher a ficha de inscrição, de segunda a quinta-feira, das 7h30 as 17 horas.

O Clam fica localizado na Rua Odilon Nunes Barroso, nº 601, no bairro Planalto.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA