Após fazer história no tênis brasileiro, Luisa Stefani sofre lesão em quadra e fica fora da final

Luisa Stefani foi medalha de bronze das Olímpiadas de Tóquio 2020 - Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

Após fazer história no tênis brasileiro, Luisa Stefani sofre lesão em quadra e fica fora da final

A tenista brasileira Luisa Stefanie sua companheira de dupla, a canadense Gabriela Dabrowski, tiveram que abandonar a semifinal do US Open, em Nova York, na tarde desta sexta-feira (10), devido a uma lesão séria sofrida pela brasileira.



Com isso, a dupla adversária, formada pelas americanas Cori Gauff e Catherine McNally, avançou a final do Grand Slam disputado nos EUA, na qual perderam para a australiana Sam Stosur e a chinesa Zhang Shuan.


Stefani caiu junto à rede no tie-break do primeiro set ao torcer o joelho direito, não conseguiu se levantar e precisou ser retirada de cadeira de rodas. No momento da lesão, Stefani e Dabrowski estavam iniciando o tie-break na frente com o placar de 2 pontos a 0.

A saída trágica de Stefani ocorre depois de ela ter se tornado, aos 24 anos, a primeira brasileira a se classificar para uma semifinal de Grand Slamdesde a lenda Maria Esther Bueno em 1968. Entenda se a Betsul é confiável  e aproveite para conferir quem são os favoritos nos próximos torneios de tênis.


No Twitter, Stefani disse, neste sábado (11), que os exames pelos quais passou revelaram uma ruptura no ligamento do joelho direito. "Eu ainda não sei os próximos passos. Estou em boas mãos, falando com os doutores, um apoio muito especial da família e dos amigos. Agora é focar nesta recuperação”, afirmou a tenista. Ainda não há informações sobre quanto tempo Stefani deve ficar fora das quadras.


Nas quartas de final, Stefani e Dabrowskihaviam vencido as tchecas Marie Bouzková e Lucie Hradechá na quarta-feira (8), também no estádio nova-yorkino Louis Armstrong, por 2 sets a 1 (6/4, 4/6 e 6/1). A partida teve um primeiro set equilibrado. As atletas da República Tcheca dominaram o segundo set, mas Stefani e Dabrowski mostraram uma superioridade ainda mais intensa no set derradeiro.


Ao vencer as tchecas, Stefani obteve um feito que era inédito para uma brasileira havia 53 anos: alcançar a semifinal de um torneio Grand Slam. A última mulher do Brasil a chegar tão longe foi Maria Esther Bueno, considerada a maior tenista da história do país e que serve de inspiração para Stefani.

Na ocasião, Maria Esther foi campeã do US Open com sua companheira de dupla, a australiana Margaret Court. Esse foi apenas um dos sete títulos de Grand Slam conquistados por Maria Esther.

 


A ascensão de Luisa Stefani

 



Paulistana, Luisa Stefani foi viver na Flórida na adolescência. Em território americano, passou a disputar as edições juvenis de Grand Slam e chegou à semifinal do US Open juvenil em 2015.


Ela obteve uma bolsa para jogar tênis pela Universidade Pepperdine, na Califórnia, e passou por uma série de conquistas como jogadora juvenil. As origens da tenista também estão na Saddlebrook Tennis Academy, da Flórida. Em 2019, ao se tornar uma jogadora integralmente profissional, Stefani abandonou a modalidade individual e passou a competir apenas no tênis em duplas.


Nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020, Stefani entrou no foco das atenções da imprensa brasileira e ganhou fama internacional ao se tornar a primeira pessoa do Brasil a conquistar uma medalha olímpica no tênis. Ela e sua companheira, Laura Pigossi, venceram uma dupla russa na disputa pelo terceiro lugar. Stefani, porém, nem sabia que disputaria as Olimpíadas de Tokyo até poucos dias antes da cerimônia de abertura do evento.


O torneio de Roland-Garros, disputado entre maio e junho, era considerado a última oportunidade para que a paulistana obtivesse a pontuação suficiente para ir a Tokyo. Mas uma apendicite impediu que Stefani participasse do torneio francês, o que a levou a aceitar que não jogaria nas Olimpíadas.


Em seguida, veio o torneio de Wimbledon, disputado entre junho e julho e cujo encerramento se deu 12 dias antes da abertura de Tokyo 2020. Ela e sua companheira, a americana Hayley Carter, perderam na primeira rodada e, nas duplas mistas, tiveram que jogar uma contra a outra. Após Wimbledon, Carter sofreu uma lesão e afirmou que não jogaria até o fim do ano.   Gabriela Dambrowski, então, se tornou a nova companheira de dupla de Stefani, o que deu à brasileira a chance de competir nos WTA Finais até o fim de 2021.


Dias depois, às vésperas do início das competições em Tokyo, veio a surpresa de que Stefani e Laura Pigossi haviam se tornado a última dupla a se classificar para o torneio feminino de tênis dos Jogos Olímpicos. Após a reviravolta emocionante, a dupla deixou para trás jogadoras de peso e conquistou uma improvável posição no pódio.

Nesta sexta-feira, a promessa brasileira sofreu mais um revés com a lesão que a tirou do US Open na semifinal e de cadeira de rodas. Com isso, a jovem tenista tem mais uma oportunidade de dar a volta por cima e dar continuidade ao seu talento em ascensão.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA