Caboclo Bernardo vira gibi! Lançamento será nesta quinta-feira (10) no Nice Avanza

O lançamento oficial será às 19 horas. O evento é aberto ao público

Caboclo Bernardo vira gibi! Lançamento será nesta quinta-feira (10) no Nice Avanza
O herói linharense Caboclo Bernardo virou gibi. E o pescador na versão em quadrinhos se transformou em: "Caboclo Bernardo - O Herói Capixaba". O lançamento oficial do título será amanhã, quinta-feira (10), no Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto, às 19 horas. O evento é gratuito e aberto ao público. O gibi mistura de forma leve uma linguagem lúdica e atual, e conta de forma bem didática a história do pescador Caboclo Bernardo, que no ano de 1887, salvou 128 vidas de um navio imperial que naufragava próximo à praia de Regência. Foram impressos 60 mil exemplares que serão distribuídos, gratuitamente, a todos os alunos da rede municipal de educação. 
 
O roteiro do gibi tem a assinatura do jornalista Zenilton Custódio e as ilustrações foram do filho dele, o ilustrador Yuri Custódio. O lançamento está alinhado às comemorações do centenário do herói linharense. Roberto Cordeiro, o secretário de Cultura, revela que além do lançamento do gibi, serão entregues réplicas da medalha humanitária, recebida por Bernardo pela Princesa Isabel, para homenagear pessoas que tem envolvimento e trabalham em prol da cultura da cidade. "A ideia é manter viva e popularizar a história de Caboclo Bernardo e não esquecer daqueles que há muitos anos são referência na militância em apoio à cultura de Linhares", explica o secretário. 
 
História 
 
Nascido no ano de 1855, em Regência Augusta, Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo, aprendeu desde criança os segredos do rio e do mar, de onde tirava seu sustento como pescador e catraieiro. Exímio navegador, Bernardo entrou para a história no ano de 1887 após arriscar sua vida para salvar uma tripulação náufraga no Pontal do Rio Doce. Era madrugada do dia  7 de setembro quando o navio Imperial Marinheiro chocou-se com bancos de areia localizados a 120 metros da praia. 
A população de Regência se mobilizou para tentar salvar a tripulação, mas pouco se podia fazer por conta do mar violento. Foi quando, ao amanhecer do dia, Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando uma corda por onde os tripulantes poderiam vir, um a um, pendurados até à praia. Dos 142 tripulantes, 128 conseguiram se salvar. Bernardo foi condecorado pela Princesa Isabel e recebeu uma medalha de ouro pelo ato de bravura. O herói morreu em 3 de junho de 1914. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA