A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

Carlos de Souza Advogados

Monday, 08 de November de 2021

comentários

Quando o assunto é planejar a vida, metas profissionais, viagens, estudo, festas, aposentadoria, enfim, organizar as tarefas do dia a dia, muitos se animam ou se empenham.

Mas poucos desejam ou se sentem confortáveis em pensar nos planos para a morte.

Esta é a primeira barreira ou obstáculo para que se busque um profissional apto ao planejamento sucessório.

Apesar de o assunto ser indigesto para a maioria, é importante pensar na morte e nas suas consequências para a família.

O planejamento sucessório também se mostra importante para que ocorra a redução dos custos tributários, sendo ainda apto a proteger os herdeiros e o patrimônio, sendo até mesmo possível evitar o inventário em caso de morte.

Há muitas maneiras de se planejar a sucessão em vida, a exemplo da doação com usufruto, criação de holdings familiares, testamento e outras opções que podem ser apresentadas dentro dos limites da lei e sem prejudicar os herdeiros necessários.

Aconselha-se a consultar um profissional com conhecimento específico que apresente alternativas, possibilidades e, principalmente, vantagens econômicas e tributárias,  que certamente trarão segurança e conforto aos sucessores e beneficiados num momento  delicado e difícil da perda de um ente querido.

Além disso,  conflitos familiares são evitados quando há um planejamento sucessório efetivo. É um ato de pacificação e amor à família.

Chrisciana Oliveira Mello, sócia de Carlos de Souza Advogados, aluna especial do curso de mestrado em Processo Civil da Universidade Federal do Espírito Santo.

Foto: Pixabay

 

www.carlosdesouza.com.br

compaRTILHE ESSA NOtícia

comentários