Vacinação contra HPV termina nesta quinta-feira nas escolas, mas continua nas unidades de saúde

Vacinação contra HPV termina nesta quinta-feira nas escolas, mas continua nas unidades de saúde

Vacinação contra HPV termina nesta quinta-feira nas escolas, mas continua nas unidades de saúde

Apesar de ainda não ter sido informado o número de estudantes vacinadas e imunização contra o HPV, no município de Linhares, chega ao fim, nesta quinta (10),  nas escolas públicas e particulares de Linhares e do Espírito Santo. Mas a vacina continua a ser ofertada nas unidades de saúde municipais para as meninas de 11 a 13 anos que, por algum motivo, perderam a dose ou ainda completarão 11 anos, até dezembro.

Nas escolas, a vacinação foi uma estratégia de mobilização sobre a importância de se proteger contra o câncer de colo de útero causado pelo vírus. "Foi um pontapé inicial para a vacina ser implantada e ter uma boa adesão. Mas a ela continua nos postos de saúde, passando a fazer parte do calendário básico de vacinação da adolescente”, destaca a coordenadora do Programa de Estadual de Imunização, Danielle Grillo.

Para o próximo ano, o público-alvo visado pela imunização contra o HPV passa a ser meninas de 09 a 11 anos de idade. E, de 2016 em diante, somente as pré-adolescentes com 09 anos.

Cobertura vacinal no Espírito Santo

Quanto a cobertura vacinal no Espírito Santo, esta é considerada excelente pela coordenadora. A meta é imunizar 80% das 91,8 mil adolescentes capixabas na faixa etária, o que representa 73,4 mil meninas. Até esta segunda (07), o índice alcançado foi de 70%. "O resultado até agora é excelente por causa do índice alcançado até o momento. É importante ressaltar que a vacina continua a ser oferecida nas unidades de saúde até o fim do ano”, explica Danielle Grillo.

A imunização é contraindicada para quem tem alergia grave a algum componente do produto, à dose anterior e à levedura. Quem está grávida não pode ser vacinada. A coordenadora afirma que essa vacina é comercializada em 51 países desde 2006, com mais de 170 milhões de doses aplicadas. No Brasil, é a mesma encontrada na rede particular.

A vacinação

 

A vacina previne o surgimento de diversos tipos de lesões e cânceres causados pelo vírus, principalmente o de colo de útero. O HPV pode acometer tanto mulheres quanto homens, contribuindo para o surgimento de câncer de vagina, ânus, vulva, pênis, além de causar verrugas genitais.

A imunização das adolescentes antes do início da vida sexual tem melhor resposta na proteção e ajuda a quebrar a cadeia de transmissão, já que aproximadamente 95% dos casos da doença são transmitidos por esse meio. Portanto, a ação terá impacto na redução de lesões em ambos os sexos.

HPV

 

Atualmente existem mais de 150 tipos de HPV (papilomavírus humano). A vacina oferecida gratuitamente pelo SUS protegerá contra quatro tipos - dois deles são responsáveis por verrugas genitais e os outros dois relacionados ao aparecimento de aproximadamente 70% dos casos de câncer de colo de útero gerados pelo vírus.

Cada adolescente receberá três doses: a segunda deve ser aplicada seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a dose inicial. A vacinação é uma ferramenta de prevenção, mas não substitui o rastreamento do câncer feito por meio do exame preventivo. Da mesma forma, a imunização não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis e, por isso, é importante usar o preservativo.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA