Sesa confirma 80 casos de malária no Espírito Santo

Somente em Vila Pavão são 62 casos registrados pela Secretaria de Estado da Saúde; uma pessoa veio a óbito pela doença.

Sesa confirma 80 casos de malária no Espírito Santo

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou 80 casos de malária, no balanço divulgado ontem (7). Do total, 62 foram registrados em Vila Pavão, 18 em Barra de São Francisco e um levou o paciente a óbito.

 

A  Sesa reforça que não há vacina contra malária, mas existem várias medidas de proteção individual que podem ser adotadas pela população para reduzir a possibilidade da picada do mosquito transmissor da doença, como usar repelente, cortinados, mosquiteiros e telas em portas e janelas; evitar frequentar locais próximos a criadouros naturais de mosquitos, como beira de rio ou áreas alagadas ao final da tarde até o amanhecer; usar calças e camisas de mangas compridas e cores claras.

 

Município decreta situação de emergência

A Prefeitura de Vila Pavão decretou Situação de Emergência em Saúde Pública, em razão do surto de malária na cidade. Também foi criada uma Sala da Situação, com o objetivo de monitorar as ações administrativas de combate ao problema. Além disso, foi ampliada o número de servidores no combate e monitoramento da malária.

 

O decreto, assinado na segunda-feira (6) pelo prefeito Irineu Wutke, tem validade de 180 dias e autoriza ainda, a adoção de medidas de contenção do surto, especialmente, a aquisição pública de insumos, materiais e serviços. Segundo a equipe que monitora a doença, existem focos de malária nas localidades de Conceição do Quinze, Praça Rica, Córrego do Estevão e Córrego Paraíso, no interior do município.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA