Linhares vai contar com dois médicos cubanos no Programa “Mais Médicos” do Governo Federal

Os profissionais devem iniciar atividades no município na próxima segunda-feira, dia 17

Linhares vai contar com dois médicos cubanos no Programa “Mais Médicos” do Governo Federal

 11/03/2014 –11h40 – Atualizada em - 11/03/2014 –11h40

O município de Linhares, a exemplo de outros do Espírito Santo, deverá contar,já na próxima segunda-feira (17), com o trabalho de dois médicos cubanos, dentro do programa - Mais Médicos,  do Governo Federal. Esses profissionais atenderão dentro do projeto ESF – Estratégia Saúde da Família, que será desenvolvido nos Postos de Saúde e assim não poderão prestar atendimento  no Hospital Geral de Linhares (HGL), ou em outra unidade hospitalar.

Os médicos cubanos deveriam estar se apresentando no próximo dia 13, mas em decorrência de treinamentos ministrados pelo Ministério da Saúde, a apresentação ficou para a segunda-feira, dia 17. Eles não serão remunerados pelo município de Linhares e sim pelo Governo Federal. Caberá ao município o repasse de recursos oriundos do Ministério da Saúde para bancar moradia e alimentação.

Para endender melhor, o modelo da ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde das famílias; promover o acesso aos serviços, possibilitar o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários, a continuidade do cuidado e aumentar, por meio da corresponsabilização da atenção, a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde mais comuns, produzindo maior impacto na situação de saúde local.

A exemplo do que ocorre em outros municípios, a Estratégia Saúde da Família está inserida na atenção primária à saúde. Suas equipes devem realizar o diagnóstico de saúde do território adscrito, identificando o perfil epidemiológico e sociodemográfico das famílias, reconhecendo os problemas de saúde prevalentes e os riscos a que esta população está exposta, elaborando, com a sua participação, um plano local para o enfrentamento  dos problemas de saúde.

O cumprimento desses dois princípios pressupõe que os  profissionais envolvidos nas equipes de saúde compreendam que seus serviços estão  organizados em níveis de complexidade crescentes, desde o nível local de assistência até  os mais especializados; este sistema é denominado referência e contra-referência, sendo  que a referência se dá do nível de menor para o de maior complexidade, inversamente  à contra-referência. A articulação entre esses dois sistemas é bastante difícil uma vez  que a demanda de serviços mais complexos excede ao número de solicitações por parte  da atenção básica, dificultando atingir excelência no atendimento aos clientes que  necessitam de serviços especializados.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA