Linhares sedia Workshop sobre CTO e torna-se referência internacional em procedimentos cardiológicos

O Workshop acontecerá entre os dias 9 e 10 de junho, na Unidade do Coração do Espírito Santo – Unicor, com a participação de especialistas brasileiros e da Suíça.

Linhares sedia Workshop sobre CTO e torna-se referência internacional em procedimentos cardiológicos

Desde 2015 Linhares tornou-se referência nacional e internacional em cardiologia invasiva com a realização de procedimento inédito na especialidade médica, que na ocasião, foi a 21ª intervenção do país, utilizando uma técnica inovadora de tratamento de insuficiência mitral degenerativa. Agora em 2018 o município será novamente referência com a realização de Workshop sobre Oclusão Coronariana Crônica – CTO, que acontecerá nos dias 9 e 10 de junho na Unicor-ES. Durante o evento serão realizadas dez intervenções de CTO, com a participação de especialistas das regiões Sul, Sudeste, Nordeste do Brasil e um convidado internacional da Suíça.

 

O CTO é um dos procedimentos mais modernos no tratamento de doenças do coração no mundo. A técnica consiste na desobstrução da conhecida popularmente como ‘veia entupida’, por meio de método invasivo, mas sem a necessidade de cirurgia de ponte de safena. A Unicor-ES é uma das pioneiras no Brasil neste tipo de tratamento e uma das cinco existentes no país, tendo uma equipe qualificada e especialista no tratamento de Oclusões Totais Crônicas e que tem à frente dela, o médico cardiologista Dr. João Eduardo Tinoco de Paula. "Há 03 anos instalamos o protocolo definitivo e passamos a realizar os procedimentos mais complexos e o tratamento é muito mais efetivo do que o convencional, tratado exatamente na obstrução. Hoje possuímos a maior experiência no Brasil e uma das maiores na América Latina”, explica o médico.

 

A partir do início desse protocolo a Unicor-ES realizou em um ano mais de 125 procedimentos, com taxa de sucesso entre 85% a 90%. Dr. João explica que o ponto fundamental desses números altamente positivos deve-se a qualificação dos profissionais e na escolha adequada dos materiais. Ele salienta que esses números vão além de dados estatísticos, quando o resultado é visto pelo ponto de vista humano, onde o paciente passa a ter uma qualidade de vida normal após o procedimento. "É importante frisar que para os médicos realizarem esses procedimentos, precisam ter dedicação, qualificação, uma equipe bem estruturada e uma gama de materiais, pois sua execução pode demorar até quatro horas. A utilização desta técnica veio mudar a história dos procedimentos cardiológicos invasivos, proporcionando aos pacientes o retorno mais breve à suas rotinas e atividades do dia a dia”, explica, Dr. João Eduardo.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA