Zé Carlos Elias perde no TSE e deixa 27 mil votos pelo caminho e sem validade

José Carlos Elias integrou a lista de candidatos barrados pela lei Ficha-Lima, e teve o indeferimento da candidatura pedido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Zé Carlos Elias perde no TSE e deixa 27 mil votos pelo caminho e sem validade
O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou nessa terça-feira (21) o recurso do deputado estadual José Carlos Elias (PTB) para tentar liberar sua candidatura a deputado federal nas eleições deste ano. Com isso, os 27 mil votos do candidato obteve, mesmo com a candidatura indeferida, não serão validados.
 
José Carlos Elias integrou a lista de candidatos barrados pela lei Ficha-Lima, e teve o indeferimento da candidatura pedido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Elias tem duas condenações por atos de improbidade administrativa, sendo uma na Justiça Estadual e outra na Justiça Federal.
 
Na condenação da Justiça Estadual foi condenado por improbidade administrativa, com a consequente suspensão de seus direitos políticos pelo prazo de oito anos. Já a condenação na Justiça federal determina o pagamento de R$ 48 mil referente à vantagem incorporada ilicitamente ao seu patrimônio, perda do cargo ou função pública e, por conseguinte, suspensão dos seus direitos políticos por dez anos
 
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a impugnação da candidatura. Elias disputou a eleição com o recurso correndo no TSE. A defesa do candidato alegou intempestividade da impugnação de sua candidatura, mas o argumento não foi aceito pelo ministro.
 

Elias disputou a eleição pela coligação PRB, PP, PTB, PHS, PPS, PSD e PV. O grupo elegeu dois deputados federais: Marcus Vicente (PP) e Evair de Melo (PV). Se os votos de Elias fossem computados, a coligação somaria mais 27.083 votos. Ao todo, os indeferidos da eleição somaram mais de 90 mil votos.

Fonte: Século Diário






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA