TRE libera Jadir Péla e encerra julgamentos dos candidatos às eleições 2014

Foram analisadas mais de 700 candidaturas.

TRE libera Jadir Péla e encerra julgamentos dos candidatos às eleições 2014
Com o deferimento da candidatura do ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Jadir Péla (PSB) para a disputa a uma das 30 vagas na Assembleia Legislativa, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) encerrou a fase de julgamento dos candidatos das eleições deste ano. Foram mais de 700 candidaturas analisadas desde o mês passado. Para isso foram realizadas sessões extraordinárias do Pleno de segunda a quinta-feira, em um esforço concentrado para acelerar o processo. 

O Ministério Público Eleitoral (MPE) protocolou 21 pedidos de impugnações de candidatura para as eleições de 2014 no Estado – 11 deles referentes a candidatos a deputado estadual e dez a deputado federal. Para alguns especialistas da área, o processo foi rápido porque nas eleições gerais há menos candidatos que nas eleições municipais, em que o número de candidatos a prefeito e a vereador é muito maior.

Quem teve a candidatura impugnada pode recorrer da decisão e quem foi liberado, depois de denunciado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), pode ter de voltar a enfrentar a Corte, pois cabe à Procuradoria o direito de recorrer da decisão dos juízes eleitorais.

Em Linhares, José Carlos Elias é barrados pelo TRE

Em Linhares, o único candidato que teve a candidatura barrada pelo TRE foi o deputado estadual pelo PTB, José Carlos Elias. De acordo com a votação do Tribunal, Elias se manteve incapaz de concorrer ao cargo de deputado federal por seu partido devido às condenações envolvendo seu nome tanto na Justiça Estadual quanto na Federal. Seguindo o voto da juíza Rachel Durão, o juiz Marcus Felipe Botelho Pereira fez voz à maioria dos votos e encerrou seu período de análise do processo com a decisão que impede o deputado de concorrer nestas eleições. Os juízes foram unânimes na decisão: 6 votos a 0.

José Carlos Elias é considerado culpado em casos de enriquecimento ilícito, com a suspensão de seus direitos políticos por dez anos, e por atos de improbidade administrativa, que o impedem de exercer a política por mais oito anos. Além do impedimento para que se concorra às eleições deste ano, as decisões envolvendo o nome de Elias também pedem a cassação de seu mandato de deputado estadual. O parlamentar ainda pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Deputado se manifesta e diz que continua na disputa

O deputado José Carlos Elias se manifestou via redes sociais sobre a decisão do TRE. Ele garantiu que mesmo com o registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo seguirá com a campanha nas ruas. 

Elias disse que não o voto dos Juízes não corresponde a um parecer final sobre o registro da sua candidatura. "Respeito à decisão do TRE-ES, porém, recorrerei às instâncias superiores para que a minha candidatura seja homologada”, frisou.

O deputado reafirmou que irá permanecer em campanha para Deputado Federal e que a decisão não o abateu. "Sigo firme na luta e crédulo de que se Deus quiser no final tudo dará certo”, finalizou.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA