TRE deixa para o final a decisão sobre José Carlos Elias e Jadir Péla

A decisão deve sair até o fim de semana

TRE deixa para o final a decisão sobre José Carlos Elias e Jadir Péla
O Tribunal Regional Eleitoral está próximo de concluir o julgamento das candidaturas do Espírito Santo em 2014. Com mais de 97% dos casos avaliados, o Tribunal deve decidir quem pode ou não disputar cargos eletivos até o fim da semana. Entretanto, a decisão em cima de nomes mais conhecidos do eleitor devem se arrastar até o fim da semana. Entre estes nomes está o deputado estadual José Carlos Elias (PTB) – ex-prefeito de Linhares, e o ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Governo Casagrande, Jadir José Péla.

O ex-secretário Jadir Péla deixou seu cargo no Executivo para se candidatar à Assembleia Legislativa e, apesar de já ter lançado oficialmente sua candidatura e estar em plena atividade de campanha, ainda aguarda posicionamento do Tribunal quanto a sua aprovação para o pleito. De acordo com o próprio, sua candidatura corre pouco risco de ser indeferida mesmo dependendo de apenas um voto para isso. "Acredito na Justiça e não tenho nada que me envergonhe sendo julgado”, disse.
 
Julgado por improbidade administrativa referente ao período em que esteve à frente do antigo Cefetes, Jadir tem hoje três votos favoráveis à anulação de sua candidatura e outros três, entre os magistrados, que votam pelo seu direito de disputar o cargo de deputado estadual em 2014. Para dar fim ao impasse, a votação se destina, seguindo o regimento da Casa, à Presidência para que seja dado o voto de Minerva (desempate) para o caso.

Em par à decisão de adiar o julgamento do registro de Jadir Péla, o adiamento da apreciação sobre a candidatura do deputado estadual José Carlos Elias (PTB) para a Câmara Federal seguiu adiante após o pedido de vistas do juiz Marcus Felipe Botelho ainda na última terça (19).

Bourguignon se declara inapto ao voto

Durante a Sessão desta segunda-feira, o presidente do Tribunal, desembargador Álvaro Bourguignon, se declarou inapto a proferir voto alegando ter proximidade ao caso e, com isso, adiou por mais uma sessão a decisão. Ainda de acordo com o pré-candidato, não haveria motivos específicos para o constante adiamento da decisão "Não posso crer no atraso. Tenho que acreditar na Justiça”, disse. Quando questionado sobre a possibilidade de indeferimento, Jadir disse não pensar na possibilidade de perda do direito em disputar a eleição.
 
Fonte: leiase.com.br 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA