TRE cria 0800 para tirar dúvidas do eleitor no próximo domingo (2)

O Disque Eleições é gratuito, por meio do 0800-336-2016 e as ligações podem ser feitas por telefones fixos ou smartphones.

TRE cria 0800 para tirar dúvidas do eleitor no próximo domingo (2)
Quem estiver com dúvidas no próximo domingo (2), no dia das eleições municipais, terá o auxílio de um plantão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) por telefone, de forma gratuita. O serviço vai funcionar no sábado, entre 8h e 18h, e no domingo, entre 8h e 17h. O Disque Eleições é gratuito, por meio do 0800-336-2016. Trinta linhas estarão disponíveis para o atendimento de mais de 2,7 milhões de eleitores no Espírito Santo. As ligações podem ser feitas por telefones fixos ou smartphones.

Segundo a Assessora Técnica da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-ES, Jaqueline Nunes, a maior procura acontece no domingo, com dúvidas como a localidade das seções para votação. "O serviço está preparado para tirar dúvidas como justificativa, quem pode ou não, e como fazer o voto na urna eletrônica, como votar especificamente, a ordem dos cargos e outros”, explica. Além do telefone, o eleitor também pode tirar dúvidas por meio do site do TRE-ES: http://www.tre-es.jus.br/.

Justificativa

Jaqueline explica também que muitas pessoas têm dúvidas relacionadas à justificativa. Ela pondera que, no dia do pleito, a explicação não pode ser feita por todos os eleitores. "A justificativa no dia da Eleição, feita em urna eletrônica, só pode ser feita por pessoas que estão fora do município onde votam”, ressalta.

Quem não justificar no dia terá até 60 dias, a partir da data das eleições, para se apresentar no cartório eleitoral com um comprovante que justifique o impedimento, como um atestado médico ou bilhete de passagem.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA