TRE barra candidatura de José Carlos Elias à Câmara Federal. Deputado se manifesta

Os membros do plenário foram unânimes na rejeição da candidatura do ex-prefeito de Linhares e também pedem a cassação do mandato de Deputado Estadual.

TRE barra candidatura de José Carlos Elias à Câmara Federal. Deputado se manifesta
O deputado estadual pelo PTB, José Carlos Elias, teve seu registro de candidatura barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na tarde desta terça-feira (26). De acordo com a votação do Tribunal, Elias se manteve incapaz de concorrer ao cargo de deputado federal por seu partido devido às condenações envolvendo seu nome tanto na Justiça Estadual quanto na Federal. Seguindo o voto da juíza Rachel Durão, o juiz Marcus Felipe Botelho Pereira fez voz à maioria dos votos e encerrou seu período de análise do processo com a decisão que impede o deputado de concorrer nestas eleições.

José Carlos Elias é considerado culpado em casos de enriquecimento ilícito, com a suspensão de seus direitos políticos por dez anos, e por atos de improbidade administrativa, que o impedem de exercer a política por mais oito anos. Além do impedimento para que se concorra às eleições deste ano, as decisões envolvendo o nome de Elias também pedem a cassação de seu mandato de deputado estadual. O parlamentar ainda pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Site de Linhares entrou em contato com a assessoria do Deputado José Carlos Elias que argumentou que ainda não teve conhecimento da decisão do TRE.
 
O voto da Juíza Rachel Durão é acompanhado por demais membros da Corte
 
"Como houve a confirmação, em segundo grau de jurisdição, da condenação do candidato por ato de improbidade administrativa que importou em enriquecimento ilícito, a meu sentir, também este feito tem o condão de tornar o candidato inelegível”, diz trecho do voto proferido pela juíza, que mostra que o candidato está enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

Deputado diz que continua com campanha

O deputado estadual José Carlos Elias, disse em entrevista ao Gazeta Online, que ainda pode recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral. Elias disse que se mantém no mandato na Assembleia Legislativa por meio de uma liminar e, por isso, estaria apto também a concorrer ao cargo de deputado federal. 

"É uma decisão que a gente respeita. Mas vou tocar a minha campanha normalmente e vou recorrer no Tribunal Superior Eleitoral”, assinalou.

 
Fonte: leiase.com.br






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA