Theodorico é reeleito presidente da Ales, e Zanon abre mão da Comissão de Educação

A deputada estadual Eliana Dadalto (PTC) será a titular da Comissão de Assistência Social.

Theodorico é reeleito presidente da Ales, e Zanon abre mão da Comissão de Educação
Sem surpresas, o atual presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), foi reeleito nesta segunda-feira (2) para o biênio 2015-2016. A eleição transcorreu com tranquilidade. Assim que terminou a sessão, os deputados se dirigiram ao Palácio Anchieta para uma visita de cortesia ao governador Paulo Hartung (PMDB).
 
Os demais membros da Mesa Diretora eleita nesta segunda são: Luzia Toledo (PMDB), primeira vice-presidente; Marcus Mansur (PSDB), segundo vice-presidente; Enivaldo dos Anjos (PSD), primeiro secretário; Cacau Lorenzoni (PP), segundo secretário; Raquel Lessa (SD), terceira secretária e Bruno Lamas (PSB), quatro secretário. 
 
A chapa foi eleita com 29 votos, já que o deputado Sérgio Mageski (PSDB), que havia anunciado que não votaria na chapa única, deixou o plenário para se abster da votação. Mas esse processo não foi traumático. O tucano conversou com os deputados, inclusive, com Theodorico Ferraço (DEM) e explicou as razões de sua abstenção. 

Comissões

As 15 comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) terão seus componentes definidos oficialmente apenas na quarta-feira (4), mas nos bastidores é dada como certa a confirmação dos nomes previamente divulgados na última semana, com domínio do PMDB entre os nomeados.

Com uma bancada composta por quatro parlamentares, o partido deve estar na presidência das comissões de Educação (Luzia Toledo), Saúde (Hércules Silveira) e Política sobre Drogas (Marcelo Santos). Luzia inclusive agradeceu publicamente ao colega de partido Guerino Zanon por abrir mão da presidência da Comissão de Educação em favor dela.

Embora a expectativa fosse de que a definição sairia nesta segunda-feira (2), os deputados explicam que a distribuição dos parlamentares em comissões só pode ser oficializada na terceira sessão ordinária, que ocorre na próxima quarta-feira (4).

"Regimentalmente precisa ser protocolado o bloco. Esta é a primeira sessão, amanhã tem sessão solene de instalação da 81ª Legislatura e na quarta estaremos aptos a fazer a distribuição das comissões. Bloco é lido amanhã no expediente porque foi protocolado hoje”, explicou o deputado Rodrigo Coelho (PT), que é líder do bloco de deputados que se juntaram para formar as comissões.

A presidência das comissões deve cair preferencialmente nas mãos dos primeiros que aderiram ao bloco. "Nós, desde o início falamos que a presidência das comissões seria para aqueles 20 deputados que chegaram primeiro ao bloco e nós faríamos uma tentativa pra tentar acolher todos eles. Vez ou outra você vai identificar um colega que não estava no bloco dos 20 na presidência de uma comissão, mas nós estamos num exercício para contemplar o máximo possível”, explicou Rodrigo.

O presidente eleito da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), explicou que só após a definição das comissões a nova legislatura começará a votar os projetos de lei.

Quem preside as comissões:
Comissão de Agricultura: Janete de Sá (PMN)
Comissão de Assistência Social: Eliana Dadalto (PTC)
Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos: Padre Honório (PT)
Comissão de Ciência & Tecnologia: Sérgio Majeski (PSDB)
Comissão de Constituição e Justiça: Rodrigo Coelho
Comissão de Cultura e Comunicação Social: indefinido
Comissão de Defesa do Consumidor: Gilsinho Lopes (PR)
Comissão de Educação: Luzia Toledo (PMDB)
Comissão de Finanças: Dary Pagung (PRP)
Comissão de Infraestrutura: Edson Magalhães (DEM)
Comissão de Política sobre Drogas: Marcelo Santos (PMDB)
Comissão de Proteção ao Meio Ambiente: Rafael Favatto (PEN)
Comissão de Saúde: Hércules Silveira (PMDB)
Comissão de Segurança: Euclério Sampaio (PDT)
Comissão de Turismo e Desporto: Amaro Neto (PPS)

Outros cargos:
Corregedoria: Sandro Locutor (PPS)
Ouvidoria: Josias Da Vitória (PDT)/Hudson Leal (PRP)





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA