SISPML divulga carta sobre protesto e afirma que prefeito fez inúmeras propostas ao sindicato

Na Carta, o sindicato também diz que faltou comprometimento do ex-prefeito Nozinho Correa na aplicação do Plano de Cargos.

SISPML divulga carta sobre protesto e afirma que prefeito fez inúmeras propostas ao sindicato
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Linhares (SISPML) divulgou uma Carta Aberta à população de Linhares na manhã desta sexta-feira (25) para dar explicações sobre o manifesto ocorrido no último dia 22 de agosto quando os servidores protestaram durante o desfile cívico-escolar em comemoração ao aniversário de 217 anos do Município. O desfile aconteceu na Avenida Governador Lindenberg e os manifestantes passaram em frente ao palanque oficial de autoridades onde estava o prefeito Guerino Zanon, secretários municipais e vereadores, empunhando cartazes com críticas a atual gestão, apitos e alguns fantasiados de palhaço.

Durante o trajeto pela avenida os servidores foram vaiados pelas famílias que acompanham o desfile cívico e mais tarde foram alvo de críticas nas redes sociais e em jornais locais. O teor das críticas apontava pelo local e momento inadequados para o protesto uma vez que o evento acabara de ser resgatado pela Prefeitura e celebrava ainda os 100 Anos de Introdução do Cacau no Município. Em vários comentários na Internet e em notas em veículos de comunicação locais todos citaram a legitimidade do protesto e que se tivesse ocorrido em outra ocaisão teria tido o apoio da população.
 

A Prefeitura de Linhares foi procurada e afirmou que mantém um diálogo aberto e transparente com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.


Veja a íntegra da Carta:

Publicar opiniões contrárias ou favoráveis ao movimento é um ato extremamente democrático e necessariamente, não precisa vir de pessoas formadas em jornalismo e renomadas. Qualquer cidadão tem o direito de se pronunciar (com respeito) sobre sua indignação.

Diferente do que vem sendo publicado, o Ato foi pacífico, organizado e apolítico. A Guarda Municipal não impediu o movimento, conforme divulgado, foram solidários à causa, contudo, estavam trabalhando e acatando ordens superiores do secretário de segurança, que o tempo todo zelou pela diplomacia e pelo respeito. Assim foi feito!

Aos gestores municipais, fica a informação que o movimento não foi político. O Plano de Cargos, Carreira e Salários vem sendo almejado há anos e só foi conquistado no mandato do prefeito Nozinho, após paralisações, greves e ações judiciais.

No entanto, devido a sua irresponsabilidade e falta de comprometimento, não o implantou, deixando para que o próximo gestor, Guerino,  o fizesse.
Hoje o Plano de Cargos é uma realidade, uma lei que está em vigor e não vem sendo cumprida.

Não podemos ser julgados e culpados por essa situação. Somos apenas vítimas e não somos marginais para sermos tratados como baderneiros. Somos todos trabalhadores dignos e só estamos exigindo um direito conquistado com muita luta e peregrinação. Quem caminha conosco, sabe bem disso!

O prefeito anunciou em mídia local que fez várias propostas para o sindicato e não foram aceitas. Não há inverdade nisso, contudo, um acordo só poderia ser selado, se fosse bom para ambos, o que não ocorreu.

Precisamos amadurecer. A bandeira que defendemos é a do servidor e isso nos basta! Não toleramos mais essa politica de "oposição x situação x oposição”. Já chega! Muito chato isso!

Preferências políticas todos nós temos, contudo, estas não podem e nem devem interferir nas ações que tomamos e tomaremos em defesa dos nossos direitos.

Aos nossos colegas servidores, em cargo de confiança e de comissão, que vem criticando a ação do Sindicato, lamentamos!

Num futuro bem próximo, temos a certeza que seremos reconhecidos, somos persistentes e determinados, zelamos pela transparência, pela coletividade e o bem estar do servidor.

SISPML





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA