Secretário de Educação é convocado na Câmara para esclarecer matrículas e carga horária de serventes

Fabrício Lopes também que ser de Sérgio Lopes sobre a construção da escola Antonio Fernandes e repasse para escola agrícola.

Secretário de Educação é convocado na Câmara para esclarecer matrículas e carga horária de serventes
O vereador Fabrício Lopes (PMDB) convocou o secretário de Educação da Prefeitura de Linhares, Sérgio Lopes, para participar da sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (30), às 18 horas, para esclarecer vários assuntos que geram reclamações entre os usuários do sistema de ensino municipal. A assessoria de imprensa da Prefeitura confirmou a participação de Lopes na sessão.
 
Entre os assuntos que terão que ser explicados pelo secretário está o quantitativo de vagas que será ofertado aos alunos do ensino infantil, fundamental e médio nas escolas da Prefeitura, já que nenhum cenário oficial sobre as vagas disponíveis foi divulgado pela Secretaria de Educação. Na semana passada, vários pais tiveram que dormir na fila para garantir uma vaga na rematrícula dos filhos.

"Nesse período do ano é imprescindível frisarmos a importância da disponibilidade de vagas na rede pública municipal de ensino, pois todo ano é um drama para os pais e alunos o processo de matrículas e rematrículas”, destacou o vereador. Outro assunto que será abordado é a questão da entrega de uniformes para o próximo ano letivo, já que este ano eles foram entregues no segundo semestre.

De acordo com o vereador, Sérgio Lopes também terá que dar explicações sobre a quantidade em estoque dos materiais didáticos e de higiene para o atendimento das atividades escolares até o fim deste ano e a projeção para o ano de 2016. "Recebemos muitas reclamações sobre a falta de papel higiênico, por exemplo, na maioria das escolas”, destacou Fabrício.

O repasse de R$ 30 mil à Escola Agrícola de Marilândia também entrará em discussão. Já que, mesmo aprovado por unanimidade pelos vereadores, o valor ainda não foi direcionado à entidade em 2015.
 
O vereador quer saber sobre o repasse à escola agrícola de Marilândia.
 
 
Serventes

A carga horária das serventes que atuam nas escolas da Prefeitura também vai entrar em pauta na participação do secretário na sessão de hoje. Segundo Fabrício, Sérgio Lopes terá que explicar quais as providências que estão sendo tomadas para solucionar os problemas das cargas horárias dos serventes.

Há divergência entre o quantitativo de horas de serviço prestadas por estes profissionais como serventes que atuam 6 horas e outros que têm que cumprir 8 horas. "As cargas horárias são distintas, mas, a prestação do serviço é idêntica”, explicou.

Novo "Antônio Fernandes” no Interlagos

O estágio do projeto da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental "Antônio Fernandes”, no bairro Interlagos, também será questionado ao secretário de Educação. A unidade escolar foi demolida após diversas denúncias de abandono e até agora a empresa que irá erguer o novo prédio não começou a construção. Os alunos estudam num galpão alugado e improvisado pela Secretaria de Educação.

Além disso, as obras de reforma e manutenção do muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Caboclo Bernardo”, no bairro Planalto – que parte já não existe mais -, é outro assunto que entrará em discussão. De acordo com o vereador o problema atinge a segurança dos alunos.

"Não fizemos menção quanto à questão da merenda escolar, tendo em vista que, neste momento existe instaurada uma CPI que atua para averiguar algumas irregularidades apontadas pelo Conselho Municipal de Merenda”, finalizou Fabrício. Sérgio Lopes será ouvido nesta quinta-feira sobre as irregularidades apontadas pelo CAE na distribuição e aquisição da merenda escolar em Linhares.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA