Resultado das eleições deve sair até as 21 horas, estima Justiça Eleitoral

No entanto, na maior parte dos municípios será possível conhecer os eleitos até as 20h.

Resultado das eleições deve sair até as 21 horas, estima Justiça Eleitoral
No próximo domingo (02), 2,7 milhões de capixabas devem comparecer às urnas para fazer a escolha dos vereadores e prefeitos que governaram seus municípios pelos próximos quatro anos. Para organizar todo o processo eleitoral, um batalhão de 42 mil mesários foram convocados pela Justiça Eleitoral em todo o Estado.

A Justiça Eleitoral estima que, até as 21 horas de domingo, 100% dos vereadores e prefeitos eleitos em todo o Espírito Santo já tenham sido anunciados. No entanto, na maior parte dos municípios será possível conhecer os eleitos até as 20h, tendo em vista que, para isso, não é necessário totalizar todas as seções.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral TSE-ES, normalmente a apuração termina primeiro nos municípios com menor número de eleitores. "No entanto, alguns possuem áreas rurais, o que dificulta um pouco a logística. Por isso não podemos precisar (o horário em cada um)”, afirma, em nota, o Tribunal.

DOCUMENTAÇÃO

No dia da votação, é preciso que o eleitor compareça à sua seção eleitoral portando documento oficial com foto e título de eleitor (caso o tenha). As urnas eletrônicas serão transportadas para as seções no dia da eleição. O horário varia conforme planejamento do cartório. "De qualquer forma, até as 7h todas as urnas estarão nos locais de votação”, completa o TSE.

Se no dia da eleição o eleitor se deparar com alguma irregularidade, deverá reportá-la à polícia ou ao cartório eleitoral. O aplicativo Pardal também é outro meio para registrar uma denúncia, podendo ser acessado no endereço http://apps.tre-es.jus.br/pardal/public/inicial.jsf ou por meio do aplicativo disponibilizado para celulares e tablets que utilizam os sistemas Android ou IOS.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA