Projeto de Casagrande vai anistiar 2.622 policiais envolvidos na Greve de fevereiro de 2017

Proposta foi encaminhada na última segunda-feira (14) para a Assembleia Legislativa

Projeto de Casagrande vai anistiar 2.622 policiais envolvidos na Greve de fevereiro de 2017
O projeto de lei enviado pelo governador Renato Casagrande (PSB) para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) deve anistiar 2.622 policiais militares que respondem ou iriam responder procedimentos administrativos por conta da greve de fevereiro de 2017. Na época, a paralisação colocou a segurança pública em colapso, terminando o mês com 204 mortes, milhares de casos de furtos e arrombamentos no comércio. O prejuízo para os comerciantes foi estimado, segundo a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), em R$ 90 milhões.

Nesta terça-feira (15), os deputados estaduais se reúnem em Plenário a partir das 15 horas para leitura da matéria. A previsão é que o projeto seja aprovado na quarta-feira (16), em sessão marcada para as 9 horas. 

Para o governador, é preciso "passar uma borracha" no passado e olhar para o futuro. O projeto, segundo o socialista, visa retomar a motivação dentro da tropa. "Desde aquela época, eu faço a análise que houve erro dos dois lados, tanto dos manifestantes, quanto do governo. Fica como lição para nós nunca deixarmos de dialogar com as classes. Há ainda vários policiais com problemas psicológicos e alguns que tentaram tirar a própria vida. Queremos fechar essa ferida", argumentou.

"Tropa está doente"

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, além dos 2.622 processos disciplinares, 23 policias foram expulsos da corporação, 500 se afastaram por problemas de saúde e houve 27 tentativas de suicídio por parte de policiais, sendo que oito delas foram consumadas. "Isso foge da normalidade. O episódio da greve vem causando transtornos operacionais. Podemos dizer que nossa tropa está doente. É preciso pacificar esse processo de vez", afirma.

PC: "Não houve participação de militares nas mortes de fevereiro"

O chefe da Polícia Civil, José Arruda, disse que das 224 ocorrências de homicídio e tentativas de homicídio registradas no período da greve, 141 inquéritos foram concluídos com indicação da autoria dos crimes. Em nenhum deles, segundo ele, houve a participação de policiais militares.
 
Fonte: Folha Vitória





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA