Prefeitura sem dinheiro para pagar mudança de letra do Magistério, que ficará sem receber benefício

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, cerca de 500 professores pleitearam o benefício e ficarão sem R$ 100 no salário.

Prefeitura sem dinheiro para pagar mudança de letra do Magistério, que ficará sem receber benefício

Cerca de 500 professores da rede pública municipal de ensino pleitearam um direito que consta no Estatuto do Magistério: o aumento de 5% nos vencimentos a cada dois anos trabalhados. O acréscimo é conhecido como "mudança de letra”. Mas, a triste notícia para os professores veio da Prefeitura de Linhares que disse não ter dinheiro para pagar o benefício. O motivo: a tão comentada crise financeira. Isto quer dizer que os profissionais da educação deixarão de receber no final de cada mês trabalhado cerca de R$ 100 a mais no salário. Hoje a rede municipal conta com aproximadamente 1.800 professores.

 

A falta de dinheiro para pagar o magistério fez o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Linhares (SISPML) recorrer à Justiça. De acordo com a presidente do SISPML, Simone Aguiar, uma representação foi feita junto ao Ministério Público Estadual para que o benefício seja pago aos professores como prevê o estatuto. Segundo ainda ela, outras duas reivindicações foram inclusos no mesmo documento: o reajuste salarial dos servidores, o aumento no valor do tíquete alimentação e o abono para os aposentados e pensionistas.

 

"É um direito que deve ser pago já que o dinheiro deveria estar previsto no Orçamento do município. Estamos acompanhando tudo de perto”, disse. O Site de Linhares procurou a Prefeitura para saber se existe algum prazo para pagar o benefício do Magistério. Por meio de Nota, a assessoria de comunicação informou apenas que uma nova reunião será realizada até o final de setembro para discutir uma data para o pagamento do benefício, "visto que o Município passa por dificuldades financeiras no momento.”





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA