Prefeitura anuncia mais de 4 mil vagas para matrículas e denuncia venda de lugares em filas ao MP

Apesar das filas em várias escolas da rede, a secretaria de Educação garante que não há necessidade de filas e que há vagas para todos.

Prefeitura anuncia mais de 4 mil vagas para matrículas e denuncia venda de lugares em filas ao MP

Apesar das filas que já se formam em frente a vários Centros de Educação Infantil Municipais há exatos quatro dias, a Prefeitura de Linhares garante que haverá vagas para toda a demanda da educação infantil e fundamental e anuncia 4.480 vagas disponíveis para matrículas. São 2.598 vagas destinadas à educação infantil e outras 1.882 para o ensino fundamental. Nesta segunda (12) e terça-feira (13) a secretaria municipal de Educação inicia o processo de efetivação de matrícula, que é a transferência de alunos já matriculados entre instituições da rede municipal. Já nos dias 15 e 16 (quinta e sexta-feira), as secretarias vão receber as matrículas novas, de alunos que não estão estudando na rede ou vieram de outras cidades. As secretarias das escolas vão funcionar das 7 às 11h20 e das 13 às 17h20.

A Prefeitura garante: as vagas serão direcionadas a alunos que residem nas proximidades das unidades de ensino. Mas, esta é grande preocupação dos pais que estão dormindo na fila há mais de três dias com medo de perderem a vaga para o futuro dos filhos. Nas escolas Agnelo Guimarães, no bairro Colina, Genny Ribeiro de Souza, no Shell, e no Enock de Freitas, no Conjunto Juparanã, o número de barracas de acampamento e guarda-sóis aumenta a cada dia. E o pior: aumenta também a denúncia de que pais estão pagando até R$ 500 para que terceiros garantam o lugar na fila até o dia da matrícula. Há também denúncias de que alguns funcionários de escolas beneficiem famílias de alta renda.

As denúncias já são de conhecimento da secretaria municipal de Educação, destacou o responsável pela pasta Sérgio Lopes. De acordo com ele, após receber denúncias de venda de espaço em filas para matrícula, a Secretaria Municipal de Educação notificou o Ministério Público do Estado do Espírito Santo. "A expectativa é de que o órgão apure a prática ilegal no município”, reforçou o secretário. Ele aproveita para pedir que os pais e responsáveis que compareçam à escola mais próxima de sua residência apenas nos dias de matrícula, porque há vagas suficientes para atender à demanda do município.

"No ano passado, todas as pessoas que passaram noites nas filas para garantir vaga na escola mais próxima de sua casa foram atendidas já no primeiro dia de matrícula e ainda sobraram vagas", explica.  Segundo a Prefeitura, o ano letivo de 2016 começou com 269 vagas sobrando na rede municipal de ensino, mesmo após a formação de longas filas antes do período de matrículas, no fim de 2015.

Lista de documentos para novas matrículas:

• Cópia de Certidão de Nascimento;

• 01 foto 3x4;

• Cópia do Cartão de Vacinação atualizado;

• Cópia do Cartão do SUS;

• Cópia do CPF do responsável;

• Cópia do comprovante de residência em nome dos responsáveis do aluno ou apresentação do contrato de aluguel;

• Ficha de transferência/ relatório avaliativo na Educação Infantil;

• Histórico escolar/ficha descritiva/ficha de transferência do Ensino Fundamental;

• Cópia do Contra Cheque do responsável.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA