Prefeito Nozinho Corrêa está na lista de motoristas com Carteiras de Habilitação suspensas pelo Detran

Além dele, nove deputados estaduais e federais aparecem na lista. O

Prefeito Nozinho Corrêa está na lista de motoristas com Carteiras de Habilitação suspensas pelo Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgou nesta sexta-feira (09) em seu site a lista com 43 mil condutores que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada ou suspensa, ou ainda com a permissão cancelada.

Na lista aparece o prefeito de Linhares, Nozinho Corrêa (PDT), que está com a Carteira de Habilitação suspensa. Ele já atingiu 20 pontos ou mais em infrações em um ano ou cometeu uma infração que por si só preveja a penalidade de suspensão. A CNH só será entregue novamente após Nozinho fazer o curso de reciclagem.

De acordo com a assessoria pessoal do prefeito de Linhares, Nozinho Corrêa, o prefeito tem veículos em nome dele que são utilizados por familiares e por funcionários.

Sobre a suspensão da carteira a Nota diz que ele já entrou com recurso para informar quem eram os condutores. "Informamos que Nozinho tem motorista e por isso, há tempos, não dirige”, finalizou a justificativa enviada ao Site de Linhares.

A consulta à lista ainda revela que também estão com a permissão para dirigir suspensa  o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV); o ex-governador Gerson Camata (PMDB) e o presidente da Câmara de Vitória, Namy Chequer (PC do B).

Além desses, o vereador Max da Mata (PSD) também está com carteira suspensa, segundo a lista. Ele foi secretário de Transportes de Vitória, na atual gestão da prefeitura.

Nove deputados estão com carteira suspensa

Nove deputados estaduais e federais estão na lista divulgada nesta sexta (9) pelo Detran e aparecerem como motoristas que tiveram a habilitação para dirigir suspensa porque perderam o máximo permitido de pontos na carteira.

Entre os parlamentares estaduais que aparecem na relação do órgão estadual de trânsito estão os eleitos em 2014 Hudson Leal (PRP), Bruno Lamas (PSB), Cacau Lorenzoni (PP) e Sérgio Majeski (PSDB).

Os deputados federais que aparecem na lista são: Jorge Silva (PROS), Carlos Manato (SDD), Iriny Lopes (PT), Camilo Cola (PMDB) e Sérgio Vidigal (PDT).

Lista tem quatro secretários estaduais

Seis integrantes do primeiro e do segundo escalões do governo do Estado, sendo quatro secretários, estão na lista dos motoristas que tiveram a carteira de habilitação suspensa pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A relação foi divulgada nesta sexta-feira (9), depois de ter sido solicitada - sem sucesso - pelo então delegado Fabiano Contarato ao Detran. Agora, como diretor-geral, Contarato divulgou a lista, incluindo todos os nomes.

O secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Júdice; o secretário de Agricultura, Octaciano Neto; o titular da pasta de Ciência e Tecnologia, Guerino Balestrassi, e a secretária de Assistência Social, Sueli Vidigal, integram a relação.

Segundo escalão

Ainda estão na lista o diretor-presidente da Prodest, Renzo Colnago, e o diretor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Paulo Pelissari. A suspensão das carteiras dos secretários e diretores citados ocorreu devido ao fato de terem perdido pontos na carteira além do limite tolerado pela legislação, que é de 20 pontos.

Lista na Rede

Qualquer pessoa pode acessar a listagem. No endereço on-line detran.es.gov.br, basta clicar sobre o banner, no topo da página, e informar o nome ou sobrenome da pessoa de que deseja saber a situação. Depois, digite o código de verificação pedido. Também é possível verificar toda a lista, apenas colocando o código pedido.

Com isso, ele salienta que será possível que cada um se informe sobre a situação dos condutores que conhece. "É muito bom você saber se o motorista do transporte coletivo que usa, do táxi que pega, da van em que seu filho vai a escola ou mesmo seu vizinho e seus colegas, estão fazendo o uso da CNH de forma responsável”, ressalta o diretor.

Sem distinção

Na lista do Detran, estão absolutamente todos os condutores com CNH ou permissão em situação irregular, entre eles empresários, políticos e outras figuras públicas. "De A a Z, obedecendo o princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei. todas essas pessoas, se continuam dirigindo, estão praticando um crime”, diz Contarato.

Por isso, a ideia é que as pessoas denunciem (veja números de telefone ao lado) quem está irregular. Os condutores que estão em situação irregular deverão entregar a CNH em alguma unidade do Detran. Se pegos dirigindo, sofrerão punição administrativa com multa de R$ 957,69.

Além disso, na esfera criminal, a pessoa deverá assinar termo circunstanciado, para crimes de menor potencial ofensivo, que prevalecerá de seis meses a um ano. No caso da pessoa ser reincidente e for pega mais de uma vez na direção tendo a CNH cassada, suspensa ou com a permissão cancelada, cabe medida cautelar para proibir, definitivamente, que ela tire novamente a carteira, mesmo após curso de reciclagem.

Entenda

Cassação

O condutor perde a CNH e não pode dirigir qualquer veículo por dois anos. Para voltar à direção deve cumprir a penalidade

Suspensão

Aplicada no caso do condutor que atingiu 20 pontos ou mais em infrações em um ano ou caso cometa uma infração que por si só preveja a penalidade de suspensão. A CNH só é entregue novamente após curso de reciclagem

 

Cancelamento da permissão
A permissão – para condutores que estão em seu primeiro ano de direção – é cancelada se tiver cometido infração grave ou gravíssima, ou ainda reincidente em infração média






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA