Prefeito de São Mateus é cassado pelo TSE e município terá nova eleição

Com a decisão da Ministra Rosa Weber, Daniel Santana Barbosa (PSDB), o Daniel da Açaí, ficará inelegível por oito anos

Prefeito de São Mateus é cassado pelo TSE e município terá nova eleição

O prefeito de São Mateus, Daniel Santana Barbosa, popularmente conhecido como Daniel da Açaí, teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tarde desta quinta-feira (13). A decisão ainda determina a realização de novas eleições no município. 

A decisão é resultado de uma avaliação monocrática da Ministra Rosa Weber, confirmando a sentença do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo(TRE-ES) em outubro de 2017.  

O parecer refere-se ao crime de abuso de poder econômico realizado pela chapa vencedora, formada por Daniel da Açaí e o vice-prefeito, Dr. José Carlos do Vale. Segundo a decisão, eles distribuíram água e caixas d'água à população durante o período eleitoral.

Em agosto de 2018, o vice-prefeito, também condenado na decisão, faleceu em decorrência de complicações pós-cirúrgicas. Com isso, quem assume o mandato provisório é o atual presidente da Câmara de Vereadores do município, Carlos Alberto Gomes Alves (PSB).

Futuro prefeito

Carlos Alberto (PSB), no quinto mandato como vereador pelo município, disse que ainda não foi informado oficialmente da decisão, mas assim que for notificado e tomar posse, vai realizar o sonho de ser prefeito de São Mateus, mesmo que momentaneamente. 

O futuro prefeito ressalta que não acredita em novas eleições ainda esse ano, em razão das eleições de outubro e da possibilidade de segundo turno. "Acredito que a nova eleição deve acontecer no início de 2019. Até lá, vou procurar administrar da melhor forma. Buscando sempre o apoio da população e também dos vereadores", afirma Carlos Alberto.

Daniel do Açaí

O prefeito cassado, Daniel da Açaí, afirma que ficou sabendo da decisão através das redes sociais. "Confesso que fiquei surpreso. Essa decisão é resultado de uma manobra política daqueles que perderam nas urnas, mas tentam vencer na justiça". 

Daniel da Açaí ainda revela que vai continuar trabalhando para a periferia do município, dentro ou fora da Prefeitura.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA