Prefeito de Linhares decreta Situação de Emergência após poluição do Rio Pequeno

A expectativa é que até o final do dia, 30% do abastecimento da cidade seja normalizado.

Prefeito de Linhares decreta Situação de Emergência após poluição do Rio Pequeno
O prefeito de Linhares Nozinho Correa decretou Situação de Emergência no município na manhã desta sexta-feira (25). A decisão foi tomada devido à recente contaminação das águas do Rio Pequeno, fonte de captação, tratamento e abastecimento dos bairros da sede da cidade de Linhares. Mais de 80 mil pessoas foram afetadas com a falta de água em decorrência da poluição do Rio Pequeno. 

Para tomar as medidas cabíveis de intervenção e solução do problema, a Prefeitura acionou o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) que aprovou intervenções emergenciais na margem do Rio Pequeno. Empresas e parceiros da cidade de Linhares integram a força tarefa de limpeza do rio e captação de outros pontos para abastecimento da Sede de Linhares.

Nesta manhã, de acordo com a Prefeitura de Linhares, estão sendo adotadas medidas com o objetivo de estabelecer captação de água direto do Rio Doce com a escavação dos bolsões de areia ricos em água à margem oeste do Rio Pequeno numa tentativa de aumentar a vazão da Lagoa Juparanã para o rio para que a mancha desça com mais rapidez. A previsão é de que até o final seja reestabelecido 30% ou mais do abastecimento da cidade.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA