Operação da PC indicia diretor do Saae e empresário por desvio de dinheiro público

De acordo com os delegados responsáveis há fortes indícios de irregularidades praticadas pelo diretor da autarquia e que trouxeram prejuízos aos cofres públicos.

Operação da PC indicia diretor do Saae e empresário por desvio de dinheiro público
A Polícia Civil encerrou na manhã desta sexta-feira (17) a primeira fase da Operação Tritão que teve como alvo de investigação o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae). Foram indiciados pelo crime de peculato, na modalidade desvio de recursos públicos, o atual diretor da autarquia, Sandro de Freitas, e o empresário Honório Frisso Filho. As informações são dos delegados André Costa e Francisco Enaldo, das delegacias de Infrações Penais e Outras (Dipo) e Patrimonial. De acordo com eles, se condenados os dois poderão pegar até 12 anos de prisão. 

De acordo com Francisco Enaldo, as investigações começaram após uma série de denúncias na Câmara Municipal de Linhares de um suposto "gato” de energia do Saae para uma propriedade pertencente ao empresário Honório Frisso Filho – que fica ao lado da sede da autarquia, no bairro Colina – e que teria a autorização de Sandro de Freitas. "As investigações continuam para constatar outras irregularidades que já encontramos dentro do Saae”. Francisco destaca ainda que o empresário Honório Frisso Filho, coincidentemente, é um dos principais fornecedores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares. O caso do "gato" foi divulgado com exclusividade pelo Site de Linhares.

O delegado André Costa apontou ainda o uso despudorado da máquina pública por Sandro de Freitas e revelou que o atual diretor tentou atrapalhar as investigações alegando acessos facilitados dentro da cúpula da Polícia Civil do Espírito Santo. "Consideramos inadmissível qualquer tentativa de ingerência política nas investigações”, destacou. Ele também disse que a Operação Tritão seguirá com outras fases e que o resultado da primeira etapa que resultou no indiciamento já foi encaminhado para o Poder Judiciário. 
 
Contratos
 
Um dos contratos do Saae com a empresa HFF Transportes Ltda-ME custou aos cofres públicos R$ 1,2 milhões com o aluguel de máquinas pesadas para o reparo de obras e pequenas melhorias das redes de água e esgoto nos bairros da cidade. O contrato tem validade de apenas um ano e foi publicado no dia 18 de janeiro deste ano no Diário Oficial do Espírito Santo.
 
"Gato” do Saae para área particular
Olha o Gato. A frase estava escrita num dos cartazes exibido na sessão do dia 23 do mês passado da Câmara Municipal de Linhares que discutia o projeto de lei de autoria do prefeito Nozinho Correa (PRTB) que quer entregar o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) para a iniciativa privada. Mas, a frase sustentou uma denúncia de funcionários da autarquia sobre um suposto "gato” que estaria levando energia de uma subestação do Saae, de forma clandestina para uma área de lazer particular localizada ao lado da sede, no bairro Colina. 

Os funcionários que preferem não se identificar com medo de represálias disseram que as denúncias foram formalizadas no Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo (Sindaema). Segundo ainda as denúncias, o "gato” teria sido executado com a autorização do próprio Saae, que usaria frequentemente o espaço, uma espécie de área de lazer, para promover festas de confraternização. 
 
O outro lado

O Site de Linhares procurou a Prefeitura de Linhares para se manifestar sobre a Operação. Por meio de Nota, o Saae declarou que ainda não foi notificado. "O município, quando solicitado, vai contribuir com as investigações”, finalizou. O empresário Honório Frisso Filho foi procurado pela reportagem, mas, todas as ligações foram para a caixa postal.






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA