Médicos da Prefeitura decidem hoje (23) se entram em greve ou não. Assembleia será às 18h na Unimed

Entre as várias reivindicações estão melhores condições de trabalho e equiparação salarial

Médicos da Prefeitura decidem hoje (23) se entram em greve ou não. Assembleia será às 18h na Unimed
Os aproximadamente 250 médicos, entre efetivos e contratados, vinculados a Prefeitura de Linhares decidem hoje se entram ou não em greve. A decisão será tomada numa assembleia marcada para as 18 horas no auditório do Hospital Unimed, no bairro Colina. Em caso positivo, a paralisação será por tempo indeterminado em todas as unidades de saúde do município, inclusive, no Hospital Geral de Linhares. Apenas os 30% dos serviços essenciais serão mantidos à população em conformidade com a Lei. O Presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Dr. Otto Baptista, estará presente na assembleia.

De acordo com o Diretor do Simes, Alexandre Favarato, entre as principais reivindicações estão a equiparação salarial, insegurança e falta de infraestrutura para trabalhar, constantes casos de assédio moral que ocorrem em diversos setores, a realização de concurso público para fortalecer a rede municipal, além da contratação de médicos pediatras para atuarem no HGL. Ainda na assembleia serão eleitos por meio de voto os Diretores Clínico e Técnico, e, a formação da Comissão de Ética do hospital municipal. 

Favarato disse que o atual secretário de saúde, Arikerne Tonini, assim que assumiu a pasta iniciou uma série de exigências aos médicos, mas, não ofereceu nenhuma contrapartida, como pelo menos, melhores condições de trabalho. Alexandre garante que o atendimento de qualidade à população é prioridade no trabalho dos profissionais, mas, que eles necessitam o mínimo de condições para atuarem. Ele lembra ainda a equiparação salarial prometida pelo prefeito de Linhares, Nozinho Corrêa, ainda em campanha, e que até hoje não foi discutida com a classe.


Prefeitura alega que reunião com subsecretário não foi oficial

Alexandre Favaratto disse que na tarde de quinta-feira (17) reuniu-se com o subsecretário de saúde da Prefeitura e Diretor interino do HGL, Márcio Coração, e relatou a série de reivindicações dos médicos  e que serão levadas em plenário na assembleia na próxima quarta (23). De acordo com ele, Márcio Coração ouviu todas as colocações e ficou de levá-las ao conhecimento do secretário Arikerne Tonini e da assessoria do prefeito Nozinho Corrêa. De acordo com Favarato, Márcio Coração não deu nenhum prazo de retorno às reivindicações. 

Apesar do encontro a Prefeitura de Linhares não considerou a reunião oficial. Por meio de Nota a Assessoria de Imprensa da administração "Respeito a Todos” disse: "a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que não houve nenhuma agenda oficial sobre uma possível paralisação das atividades médicas, nem mesmo apresentação de reivindicações da categoria. A Semus informa ainda, que o secretário de Saúde, Arykerne Tonini, se mantém aberto ao diálogo com todos os profissionais da pasta”.

Uma reunião estaria agendada para segunda-feira (23) entre o Diretor do Simes, Alexandre Favarato, os secretários de Saúde, Arikerne Tonini, e de Administração, João Nascimento, e o subsecretário Márcio Coração. Mas, fontes garantem que a reunião não aconteceu mesmo tendo sido confirmada no domingo (20). Por telefone a Prefeitura disse que não divulga agenda de trabalho do secretário de saúde, Arikerne Tonini, que retornaria à nossa reportagem com um posicionamento oficial sobre o encontro, o que não ocorreu até hoje (23).

Secretário foi enviado pelo Governador

Na apresentação do novo secretário de Saúde, Arikerne Tonini, à imprensa, o prefeito de Linhares, Nozinho Corrêa repetiu por diversas vezes que o enfermeiro, que é de Vitória, teria sido enviado pelo governador Renato Casagrande para resolver de uma vez por todas as deficiências do setor. Corrêa pediu, inclusive, que Arikerne transferisse seu gabinete para as dependências do HGL para acompanhar de perto as problemáticas do hospital. 

Na coletiva, Tonini disse que os médicos de Linhares são bem remunerados com salário que ultrapassam R$ 9 mil, e que o município não sofre com a falta de médicos. Na visão dele um erro na escala dos profissionais travavam o atendimento, principalmente, no Pronto Socorro do Hospital Geral, e que a mesma já havia sido reformulada para garantir o atendimento a população. "O Hospital Geral de Linhares terá médicos de segunda a segunda”, garantiu.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA