Mais uma reunião com a Prefeitura e nada: estudantes universitários continuam sem transporte

No encontro com secretários municipais, os estudantes entregaram uma série de documentos exigidos pela Prefeitura.

Mais uma reunião com a Prefeitura e nada: estudantes universitários continuam sem transporte
Os 530 estudantes universitários que dependem de transporte para estudar em faculdades fora de Linhares deverão iniciar o ano letivo tendo que desembolsar o dinheiro das passagens. Na segunda reunião realizada na manhã desta quinta-feira (28), na sede da Prefeitura, com o secretário de Educação, Sérgio Lopes, nada ficou definido. Apenas os documentos solicitados na reunião anterior foram entregues e os estudantes saíram sem nenhuma definição. Uma nova reunião ficou agendada para a próxima semana. 

O benefício foi uma promessa de campanha do prefeito Nozinho Correa (ex-PDT) e do vereador eleito Estéfano Silote (PDT) que garantiram que no mandato de Correia os estudantes teriam 100% de gratuidade no transporte escolar. Mas, no final do ano passado Correia determinou que o benefício fosse suspenso: eles não teriam nem 50 e muito menos 100¨%. Antes da promessa os estudantes que estudavam fora tinham 50% do transporte custeado pela Prefeitura e o restante foi assumido pelos próprios universitários.

A única resposta que os estudantes tiveram no encontro de ontem é que todos os documentos serão analisados e somente a partir daí é que a Prefeitura irá avaliar as possibilidades para tentar ajudar os universitários. Mas, se a contrapartida do secretário de Educação for arcar com os 50% do valor contratado e os estudantes com os outros 50% serão necessários no mínimo três meses até que o processo licitatório seja formalizado, concluído e a empresa contratada. Até lá, os universitários começam 2016 com um peso a mais no bolso que pode chegar até R$ 450 por mês.

Na última reunião também sem a presença do prefeito Nozinho Correa, Paula Stocler, uma das representantes dos estudantes disse que a Prefeitura estaria disposta a ajudar. De acordo com ela, vários documentos foram solicitados para a análise como comprovante de residência, um levantamento socioeconômico de cada um, além do apontamento de quem "realmente precisa”, se o curso existe em Linhares ou não e do preenchimento de um formulário que foi entregue. O vídeo e fotos são do Site de Linhares.

O que diz a Prefeitura

A suspensão do transporte, de acordo com a  Secretaria Municipal de Educação está baseada na queda dos repasses do Governo Federal e Estadual, aliada à crise financeira que o Brasil enfrenta, acarretou na suspensão do transporte para os 530 universitários que estudavam em Aracruz e Colatina, por exemplo.  

Segundo a Prefeitura, o investimento anual para custear o transporte dos estudantes universitários era de R$ 1.300.000. "A equipe da Secretaria de Educação reuniu o grupo e explicou o atual momento financeiro”, explicou uma Nota enviada ao Site de Linhares na época da suspensão do benefício.

O que diz Estéfano Silote

Antes da reunião com os representantes da Prefeitura na manhã de ontem, o vereador Estéfano Silote reuniu os estudantes universitários em seu gabinete na Câmara Municipal. Ele publicou o momento em sua página nas redes sociais e disse que reafirma o compromisso assumido em campanha. 

"Estou reafirmando o meu compromisso para defender com toda a firmeza, e também como estudante universitário que sou, que o compromisso feito com os alunos e mantido nos últimos três anos permaneça. É uma luta minha em prol dos estudantes”, garantiu o vereador.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA