Justiça Eleitoral realiza treinamento de mesários e anuncia mudanças em seções de votação

Os Presidentes de Seção deverão retirar o material entre os dias 22 e 26 de setembro, das 9 ás 18 horas, no Cartório Eleitoral.

Justiça Eleitoral realiza treinamento de mesários e anuncia mudanças em seções de votação
Os Presidentes de Seção e Mesários que irão atuar nas eleições do dia 05 de outubro participaram de um treinamento na manhã desta segunda-feira (18), das 9 ás 11 horas, no Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Mendes Wanderley, no bairro Três Barras. O treinamento foi conduzido pelo Analista Judiciário Especial, Sílvio Louback. O Chefe do Cartório Eleitoral de Linhares, André Zanon, também acompanhou o encontro. O próximo treinamento será no dia 12 de setembro. 

Em Linhares, foram convocados 1.200 mesários para as mesas receptoras de votos, e mais 12 mesários para mesas receptoras de justificativas (ver abaixo locais específicos). 

Os convocados pela Justiça que não puderem comparecer ao treinamento deverão se dirigir a sede do Cartório Eleitoral, no bairro Colina, das 11 às 15 horas, onde técnicos de urnas estarão à disposição para repassar as principais orientações sobre os procedimentos a serem adotados no dia da eleição, sobretudo, quanto ao funcionamento da urna eletrônica. O telefone do Cartório é o 3264 1107.

Dispensa do Trabalho

Os cidadãos que irão atuar nas eleições 2014 tem direito a um tíquete alimentação no valor de R$ 25,00 e a dois dias de dispensa do trabalho por participar do treinamento, e a outros dois referentes a atuação no dia da eleição (05/10). Em caso de segundo turno (26/10), o cidadão também receberá uma declaração isentando-o de comparecer ao trabalho por outros dois dias; de acordo com o Artigo 98 da Lei 9.504 de 30 de setembro de 1997.

Entrega de Material aos Presidentes

O material de trabalho aos Presidentes de seção será entregue, impreterivelmente, entre os dias 22 a 26 de setembro, das 9 às 18 horas, na sede do Cartório Eleitoral, no bairro Colina, exatamente atrás do Posto Ouro Negro. O Presidente poderá indicar um dos mesários para retirar este material caso tenha dificuldades.

Em caso de não comparecimento para a retirada, a Juíza Eleitoral, Cristina Eller Pimenta Bernardo, poderá solicitar apoio policial para encontrar o Presidente e consolidar a entrega da pasta que contêm o material de trabalho para o dia da eleição. 

Mudanças de Seções

Durante o treinamento Sílvio Louback divulgou algumas mudanças em locais de votação. Os eleitores que votam no Centro de Educação infantil Municipal "Geny Ribeiro da Silva”, no bairro Shell, passarão a votar na Escola Estadual "Emir de Macedo Gomes”, o Estadual, no mesmo bairro. Todas as seções serão transferidas.

Já os eleitores que votam na seção 379 na Escola Estadual "Luiz de Camões”, no bairro Conceição, passará a ter como local de votação a Cooperativa Educacional de Linhares, no bairro Três Barras. 
No interior, também há mudanças. Os eleitores que sempre votaram na PEM "Raio de Luz”, em Japira, irão votar no Salão Comunitário, que fica exatamente ao lado da igreja da localidade. Apenas uma seção funciona no local, a 184.

Locais Específicos para Justificativas

No encontro também foram divulgados os locais específicos para justificativas de voto. Eles foram distribuídos em seis escolas: Regina Banhos Paixão ( Linhares V); Marília de Rezende Scarton Coutinho, no bairro Interlagos; Bartouvino Costa, no centro; Urbana Penha da Costa, em Povoação; Manuel Martins, no Pontal do Ipiranga, e Polivalente de Linhares I, no bairro Novo Horizonte.

Os mesários e presidentes de seção poderão orientar os eleitores de outras cidades a se deslocarem para uma destas escolas caso queiram agilizar a justificativa. Mas, todas as seções do município  estão aptas a receber as justificativas.

Em Linhares não há voto em trânsito

Atualmente, Linhares conta com 105.975 eleitores, 300 seções e 59 locais de votação. Apenas nos colégios eleitorais com mais de 200 mil eleitores que se permite o voto em trânsito, o que não é o caso de Linhares. 

Sílvio Louback projeta esta possibilidade para daqui a três eleições.

Ordem de Votação

O primeiro turno das eleições será no dia 05 de outubro. Em caso de segundo turno o eleitor deverá voltar às urnas no dia 26 de outubro. Todos os presidentes e mesários já estão automaticamente convocados para trabalhar.

A ordem de votação na urna eletrônica está distribuída da seguinte forma: Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e por último Presidente.

Voto obrigatório e Facultativo

O voto é obrigatório a todos os cidadãos maiores de 18 anos e facultativo aos eleitores com mais de 70 anos e com idades entre 16 e 18 anos.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA