“Jogaram leite fora”, revela presidente do Conselho de Alimentação em depoimento na CPI da Merenda

Ricardo Jovita garantiu que a Prefeitura não possui o cargo de manipulador de alimentos e que alimentos faltam no cardápio nutricional das crianças.

“Jogaram leite fora”, revela presidente do Conselho de Alimentação em depoimento na CPI da Merenda
O Presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), Ricardo Jovita, foi o primeiro convocado a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Merenda na tarde desta quinta-feira (27) no Plenário Juca Gama, na sede do legislativo. Jovita garantiu: em 2014 a Prefeitura de Linhares jogou leite fora. "Em 2014 perdeu-se leite! Como demorou a chegar leite nas escolas, ele foi sendo substituído, daí quando chegou não se deu conta de consumir tudo, pois os cardápios que tinham o alimento, já haviam passado”, revelou. 
 
Com a substituição, a data de validade do laticínio já estava próxima e não existia mais cardápio para utilizar o produto. Jovita reforçou que a Prefeitura até fez doações para instituições filantrópicas, mas não foi o suficiente para evitar o desperdício. "O prazo de validade venceu devido a demora”. Segundo ele, existe um descompasso no fornecimento de alguns itens da merenda que fazem parte do cardápio dos alunos.

A CPI da Merenda é composta apenas por vereadores aliados ao prefeito de Linhares, Nozinho Corrêa (PP): presidente Tarcísio Silva (PSB); relator Marcelo Pessoti (PPS), membros Pastor Miravaldo (PSC), Zeca Correa (PSL) e Edimar Vitorazzi (PTN).

"Secretário sabe de tudo”

O presidente do Conselho de Alimentação Escolar afirmou que todas as irregularidades apontadas foram comunicadas ao secretário Municipal de Educação, Sérgio Lopes, através de ofícios e há também no referido conselho registros de Atas e relatórios que comprovam as denúncias.

Ricardo lembrou que quando o atual secretário era subsecretário, ele alegava que não era necessária a notificação por ofício a Secretaria de Educação. Isto porque há no conselho membros que representam o Executivo e participam das reuniões e, portanto, estão cientes dos problemas apontados.

Falta de alimentos

O presidente da CPI, vereador Tarcísio Silva (PRB), solicitou esclarecimentos sobre a denúncia da falta de alimentos nas escolas da rede municipal e Jovita disse que o que há na verdade é um improviso e falta de alguns itens do cardápio escolar. De acordo Jovita todo cardápio é elaborado com base em valores nutricionais, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. "Trata-se de alimentação balanceada. As nutricionistas recebem a carga nutricional e compõe o cardápio”, afirmou.

Jovita esclareceu que, seguir a carga nutricional muitas vezes implica em substituir alimentos. "Vamos supor que hoje na escola seria feito um arroz de carreteiro, por exemplo, que leva arroz, carne, cenoura, etc. E tivesse todos os itens, menos a carne. Elas devem então substituir por frango, pois tem a mesma carga nutricional. Porém quando chega a carne, ela acaba sobrando, pois foi substituída em outros cardápios”, esclareceu.

Sem hortifrutigranjeiros

Nos meses de julho e agosto deste ano, Ricardo revelou que houve falta de hortifrutigranjeiros em todas as escolas de Linhares. "Isto foi um impacto na alimentação. Porém, tivemos que improvisar para seguir as normas”, afirmou.

"Não existe manipulador de alimentos”

Durante o seu depoimento, Jovita esclareceu que não existe na Prefeitura de Linhares o cargo de manipulador de alimentos em seu quadro de funcionários. Mas, garantiu que a solicitação foi apresentada como prioridade no último concurso público, mas, não foi acatada devido aos ajustes no plano de cargos e salários do Executivo. O Conselho, de acordo com ele continua sugerindo a necessidade do profissional.

Ricardo citou como exemplo uma escola visitada, onde 380 alunos são atendidos e apenas duas profissionais eram responsáveis pelo preparo do alimento, devido à ausência de outras duas e que a escola já havia solicitado substitutos para as ausentes, mas que a Prefeitura não tinha os profissionais para substituição.

Próxima reunião

Segundo o vereador Tarcísio Silva, presidente da CPI, o próximo convidado para esclarecimentos é o secretário de educação Sérgio Lopes.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA